Índice de preços no mês fica em 0,44% no País
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002
Agência Estado 
Rio de Janeiro - O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de fevereiro caiu de 0,62% em janeiro para 0,44%. As principais causas para redução foram as quedas de 9,78% nos preços da gasolina e de 0,03% no grupo vestuário. O presidente do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) e ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, disse que o fato de a gasolina estar sendo a principal responsável pelas quedas dos índices nacionais de inflação deste mês enfraquece o impacto da baixa na definição das taxas de juros.
O anúncio de aumento na gasolina, previsto para amanhã, também anula um possível reflexo nos juros. Para decidir a taxa de juros no sistema de metas de inflação, o Banco Central olha o núcleo da inflação e não as maiores variações, observou. O presidente do Inae observa que a situação internacional também está melhorando com o início de uma recuperação mundial, principalmente nos Estados Unidos.
O IPCA-15 é calculado segundo a mesma metodologia do IPCA, índice oficial para as metas de inflação, mas com período de coleta sendo a segunda metade de um mês e a primeira do mês seguinte, enquanto o IPCA vai do início ao fim de cada mês.
O IPCA-15 baseia-se no consumo de famílias com rendimento entre um salário mínimo e 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas. Os índice nesses locais foram: Rio de Janeiro O,72%, Porto Alegre 0,20%, Belo Horizonte 0,51%, Recife 0,51%, São Paulo 0,33%, Belém 0,85%, Fortaleza 0,27%, Salvador 0,34% e Curitiba 0,54%, Brasília 0,33% e Goiânia 0,70%.


