Os dados do SPC/ACIL mostram que o ano começou com redução do número de consumidores negativados - que não pagaram suas dívidas em dia - e aumento no percentual de consumidores que conseguiram limpar o nome e deixar o cadastro da inadimplência, em comparação com janeiro de 2022.

Para o economista Marcos Rambalducci, consultor da ACIL, o cenário ainda está sob influência da renda gerada em dezembro, por conta do aquecimento econômico do final de ano.

Em comparação com janeiro de 2022, os consumidores que entraram para o cadastro da inadimplência como negativados registraram uma redução de 13%. É o segundo mês consecutivo em que este índice apresenta queda.

Paralelamente, os consumidores que conseguiram quitar as dívidas atrasadas e sair do cadastro da inadimplência apresentaram um aumento de 8%, também em comparação com janeiro de 2022. É o terceiro mês consecutivo que este indicador fica no azul.

“O resultado positivo em relação aos consumidores que conseguiram limpar o nome é reflexo direto dos empregos criados em Londrina, especialmente do emprego formal, que resultou no aumento da massa de trabalhadores com possibilidade de receber o 13% e quitar os débitos pendentes. A renda maior obtida em decorrência do movimento de final de ano permitiu ao consumidor ter uma performance melhor em relação a seus débitos”, ressalta Rambalducci.

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