Índice de Confiança no comércio do Paraná se mantém estável
Expectativas sobem, mas investimentos caem em cenário de condições desfavoráveis
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de maio de 2024
Expectativas sobem, mas investimentos caem em cenário de condições desfavoráveis
Reportagem local
Após duas quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) ficou estável no Paraná, com 103,7 pontos. O indicador é elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com análise estadual da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Na média nacional, o ICEC marca 106,9 pontos.
O item Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) cresceu 2,1% de abril para maio, apesar de uma análise desfavorável das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que marca 77,7 pontos e caiu 1,7% na variação mensal. Mesmo otimistas, os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) tiveram redução de 1,2% em maio na comparação com abril.
Entre as micro e pequenas empresa o ICEC permaneceu no mesmo patamar, marcando 103,6 pontos. Já entre os médios e grandes estabelecimentos comerciais o índice está em 108,5 pontos, com elevação mensal de 1,9%. Neste porte de empresas, ainda que o cenário atual não seja considerado favorável, com queda de 8,6% no Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), houve aumento de 5,4% no Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), especialmente na Expectativa da Economia Brasileira (EEB), que teve alta de 12,8%, com projeção de investimentos (IIEC) em elevação de 5,4%.