A Secretaria de Ciência e Tecnologia apresentou ontem seis jovens empresários do setor que lançam neste mês novos jogos eletrônicos no mercado nacional e internacional. O destaque para eles está no fato de suas empresas terem sido fruto das incubadoras tecnológicas do projeto Gênesis/GeNorP.
Hoje há 64 empresas graduadas que já passaram pelas incubadoras tecnológicas e conseguiram concluir o desenvolvimento de seus produtos, conquistando espaço no mercado. Há ainda outras 72 empresas que permanecem incubadas, recebendo assessoria de especialistas e apoio de infra-estrutura.
As incubadoras de base tecnológica estão vinculadas a universidades e a institutos de pesquisa estaduais. O desenvolvimento de jogos eletrônicos acabou tendo destaque entre as empresas que participaram do projeto. Das cinco maiores empresas produtoras de ‘‘games’’ no Brasil, três delas são paranaenses.
Elas estão abastecendo o mercado internacional que tem apresentado índices consecutivos de crescimento nos últimos anos. No Brasil o mercado também está em expansão com aumento das vendas em torno de 12% a 15% ao ano. As empresas do segmento vendem cerca de US$ 600 milhões ao ano e o mercado é promissor. Na Europa, o movimento anual chega a US$ 9 bilhões.
Entre as empresas paranaenses que ganharam destaque no mercado nacional estão a Continuum de Curitiba, a FourX Development de Maringá e a Infammatio Entretenimento de Londrina. Todas estão com lançamentos no mercado de jogos eletrônicos.