Os indicadores do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL) revelam que, no mês de abril, o número de consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas em dia e entraram para o cadastro de inadimplência aumentou 4% na comparação com o mesmo mês de 2022.

No entanto, quando a análise considera os quatro primeiros meses de 2023, a lista de inadimplentes apresenta uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2022.

O número de consumidores que conseguiram pagar suas dívidas em dia e deixaram o cadastro da inadimplência registrou, no mês de abril, uma queda de 7% na comparação com abril do ano passado. No acumulado de 2023, o percentual de consumidores que conseguiram limpar o nome, saindo do cadastro de negativados, caiu 4% em relação ao mesmo período de 2022.

“A perda do poder aquisitivo dos salários por causa da inflação, sobretudo dos alimentos, parece ser uma das razões para que as famílias encontrem dificuldades em manter as suas contas em dia”, comenta Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.

Os percentuais apresentados pelo SPC/ACIL baseiam-se em dois índices. O primeiro abrange os consumidores que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome incluído no cadastro da inadimplência. O segundo inclui os consumidores que estavam negativados, mas conseguiram renegociar as dívidas e deixaram a inadimplência, ‘limpando o nome’.