Brasília - A inadimplência dos consumidores apresentou alta de 4,32% em maio deste ano, na comparação com igual período do ano passado, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo a economista do SPC e da CNDL, Ana Paula Bastos, a alta da inadimplência era esperada, devido à diferença de cenários econômicos este ano e no ano passado.
''Ano passado, estávamos com restrição de crédito, taxas de juros em patamares maiores. Neste ano, temos aumento da oferta de crédito, taxas de juros em patamar menor, redução de IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) e IOF (Impostos sobre Operações Financeiras)''.
Ainda de acordo com a economista, o consumo facilitado e a falta de planejamento orçamentário das famílias fazem com que haja aumento da inadimplência. Entre abril e maio, a inadimplência registrou forte recuo de 8,03%. Com isso, no acumulado de janeiro a maio, há sinais de desaceleração da inadimplência com queda de 0,53%, ante igual período do ano passado.

mockup