Inadimplência cai, mas ainda preocupa
Apesar da queda de 18,8% registrada em março, em Curitiba, calote ainda atinge 40,7% da população economicamente ativa
Carmem Murara
A inadimplência no comércio da Região Metropolitana de Curitiba apresentou queda de 18,8% em abril em relação ao mês anterior. Mesmo com números positivos, os comerciantes não se sentem tranquilos e reclamam do alto índice de clientes que compram e não honram o pagamento das prestações. O calote ainda está em patamares considerados estratosféricos, atingindo 40,7% da população economicamente ativa. O percentual é o maior dos últimos cinco anos.
O nível do calote só apresenta redução quando a comparação é feita entre os dois últimos meses. Entre abril deste ano e abril do ano passado, houve um crescimento de 28,3%, ressaltando que em 1997 os números já apresentavam crescimento sobre os anos anteriores.
A linha progressiva de inadimplência tem sido verificada no comércio desde a implantação do Plano Real. A estabilidade levou os consumidores a esvaziarem os bolsos para comprar os eletrodomésticos, televisores e mais recentemente produtos com menor valor aquisitivo.
As vendas de um modo geral apresentaram crescimento em abril. Os setores de calçados e vestuário são os que estão com o maior aumento. As lojas que vendem roupas tiveram um aumento de 31,4% nas vendas. As lojas de calçados venderam 18% a mais. A preferência dos consumidores foi pelas compras a curto prazo, que utilizam o cheque pré-datado como forma de pagamento. O Serviço de Consultas ao Vídeo-Cheque, termômetro para medir as vendas a curto prazo, registrou aumento de 8,1% nas consultas entre março e abril e de 21,2% entre abril deste ano e o mesmo mês no ano passado.
As vendas a longo prazo, que utilizam o carnê de pagamento, apresentaram um crescimento de 5,5% em relação ao mês anterior e de 10,7% sobre abril de 97. ‘‘Isso mostra que passou a euforia pelos produtos mais caros. Os consumidores estão preferindo os produtos mais supérfluos’’, afirmou o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Luiz Valdir Nardeli.

mockup