Imóveis diferenciados atraem investidores
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 11 de novembro de 2004
Alan Maschio<br> Reportagem Local 
Uma tendência norte-americana no segmento imobiliário está ganhando adeptos no Brasil e ajudando o setor a recuperar o interesse dos investidores: a onda agora é oferecer aos inquilinos imóveis diferenciados, fugindo do lugar comum quarto-sala-banheiro. Televisão, ar-condicionado ou condomínios com piscinas e amplas áreas de lazer são as novas opções para aprimorar a oferta de apartamentos, o que tem ajudado cidades como Londrina a manter grandes índices de liquidez na venda e valores de aluguel próximos de 1% do total do imóvel, uma das mais altas taxas do País.
A avaliação é feita por um dos maiores investidores do segmento imobiliário do Estado, o empresário Carlos Ikehara, e pelos imobiliaristas Geraldo José de Souza e Rozângela Ortiz. Para eles, a nova tendência, que começou a tomar forma na cidade há cerca de 3 anos, reacendeu o interesse dos investidores pelo ramo.
''Londrina tem um perfil universitário, com grande volume de apartamentos alugados. Ficou claro para nós que o inquilino não se importa em pagar um valor um pouco superior ao de um apartamento simples, desde que tenha ofertas diferenciadas, como a disponibilidade de mobilia, uma TV com controle remoto ou um condomínio com área de lazer'', explica Ikehara.
Para o empresário, a mudança de comportamento começou a ser percebida pelos investidores há cerca de três anos, o que motivou uma ''corrida'' por apartamentos em Londrina. ''Tradicionalmente conhecido como um investimento seguro, o setor imobiliário pecava por oferecer baixa rentabilidade. Com a oferta diferenciada de apartamentos, isso começou a mudar. Até mesmo grandes agropecuaristas, depois de obterem grande retorno financeiro com as safras, estão optando por investir o dinheiro em imóveis para aluguel'', explica.
E o perfil universitário da cidade aponta ainda para outra peculiaridade: os investimentos estão oferecendo maior rentabilidade entre os imóveis destinados ao público de baixa renda. ''Londrina tem um grande público inquilino, composto em sua maioria por estudantes ou por profissionais jovens e bem sucedidos, que querem sair de casa'', afirma Souza.
O retorno de tais investimentos são exemplificados por Ikehara com exemplos práticos, vividos por ele próprio. ''Na hora de alugar um apartamento, consigo obter até 1% do valor total do imóvel, quando a média nacional é de 0,5% a 0,7%. E a venda também oferece grande vantagem. Enquanto apartamentos de alto padrão se desvalorizam em 70%, imóveis com um quarto e com qualquer grau de diferenciação passam por acréscimo de até 100%'', citou.
Para Rozângela, no entanto, a oferta diferenciada na cidade ainda não alcança 10% do total de imóveis disponíveis para investimento. ''O baixo índice deve-se ao conservadorismo do mercado londrinense. Mas este receio ante o novo deve passar e a diferenciação vai, em breve, garantir grande penetração entre os investidores do setor imobiliário'', conclui.


