A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) caiu de 1,16% em setembro para 0,38% em outubro. De acordo com pesquisa do Banco Central divulgada por e-mail na sexta-feira, a média das expectativas do mercado para o IGP-M de outubro era de 0,43%. Portanto, o índice ficou menor que o esperado pelo mercado. No ano, o IGP-M acumula 8,95%.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de 0,14% positivos em setembro para 0,003% negativos em outubro. Ou seja, segundo o cálculo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo IGP-M, houve deflação no varejo e os preços foram reduzidos. A deflação nos preços dos alimentos foi de 0,23% em média. Outro grupo que puxou o IPC para baixo foi o de transporte, que ficou negativo em 0,22%, registrando redução de 0,55% no preço da gasolina e de 1,44% no preço do álcool.
A queda aos preços no varejo veio apesar de não ter ocorrido deflação no atacado nem nos últimos meses nem em outubro. O movimento no atacado este mês foi de alta. Ainda assim, em um ritmo bem menor que em setembro. O Índice de Preços no Atacado (IPA) caiu de 1,81% no mês passado para 0,590% este mês.
Os três índices que formam o IGP-M tiveram queda. Além das reduções no IPC e no IPA, também houve diminuição no Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Neste caso, a redução foi pequena, passando de 0,30% a 0,28% em outubro.
O chefe do Centro de Estudos de Preços da FGV, Paulo Sidney Melo Cota, prevê que em novembro o IGP-M fique entre 0,50% e 0,60%. ‘‘Provavelmente haverá aumento também dos combustíveis, que estou supondo ser de 5%’’, diz Cota. Nessas condições, o IPC deve aumentar entre 0,30% e 0,40%, segundo Cota. A previsão dele para o IPA no mês que vem é ficar em 0,80%.
O mercado diminuiu sua projeção para a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o mês de outubro, passando de 0,40% para 0,31%, conforme levantamento feito pelo Banco Central com agentes do mercado financeiro brasileiro. Também foram revistas para baixo as projeções para as variações do Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI), caindo de 0,50% para 0,45%, e do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), de 0,36% para 0,30%.

mockup