O IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), com sede em Londrina, lançou três ferramentas digitais voltadas à produção rural, durante a ExpoLondrina. Os aplicativos foram apresentados em uma palestra no pavilhão Smart Agro. Responsável pelo Geada Paraná, o agrometeorologista do IDR, Pablo Nitsche, informou que esse aplicativo tem como objetivo quantificar o risco de ocorrência do fenômeno para todas as regiões do estado. “Nós utilizamos uma base histórica de mais de 45 anos de registros de temperatura mínima do ar. Esse registro me dá um indicativo da ocorrência da geada. Em um período de 10 dias ao longo de cada ano, medimos qual é o risco de ocorrência da geada em três níveis. Uma geada forte, moderada ou fraca”, explicou o pesquisador.

Com base nos dados compilados pelo IDR e disponibilizados no aplicativo, o produtor rural pode planejar quais medidas tomar em cada tipo de geada, caso ocorra. “A agricultura é uma atividade de risco. Se você conhece o risco onde uma determinada cultura é sensível ao fenômeno, isso serve para planejamento agrícola”, diz Nitsche.

O pesquisador diz que o Geada Paraná não tem o mesmo papel de outro serviço do IDR, o Alerta Geada. “O Geada Paraná é um acervo de registros históricos que servem como norte ao produtor. Já o serviço Alerta Geada tem outro foco, de previsão da ocorrência e ação imediata”, concluiu.

Palestrante do dia, o fitotecnista Luiz Antônio Odenath acompanhou de perto o desenvolvimento dos outros dois lançamentos, O IDR Orgânico e o IDR Tamaríxia. O IDR Orgânico fornece informações para o produtor, especialmente o agricultor familiar, que deseja a certificação orgânica de seus produtos. “É um processo bastante detalhado e burocrático. O aplicativo traz informações complementares, recursos e um banco de dados de onde ele pode buscar informações em todos os municípios do Paraná sobre certificadores envolvidos”, explica Odenath. O fitotecnista informa ainda que a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia fomenta a certificação para agricultores familiares.

O IDR Tamaríxia é um aplicativo voltado ao produtor de cítricos. O greening é a principal doença da laranja, hoje, no estado. A tamaríxia é uma espécie de vespa que combate naturalmente o psilídeo, inseto responsável pelo greening. Odenath explica que o IDR libera a produção de tamaríxias para regiões previamente monitoradas pelo instituto. O app tem como finalidade “identificar onde essas liberações desses insetos estão acontecendo, de forma que possa ser monitorado em tempo real. É uma ferramenta de prevenção e controle da dispersão dessa doença”, diz Luiz Antônio. (Com assessoria de imprensa da ExpoLondrina)