A taxa de inflação medida na cidade de São Paulo em setembro pelo Índice do Custo de Vida (ICV-Dieese), de 0,60%, ficou 0,10 ponto porcentual acima da projeção feita pela coordenadora do índice, Cornélia Nogueira Porto. Essa diferença para cima, segundo a economista, foi provocada, principalmente, pelo elevado reajuste de 3,57% nos preços dos seguros e convênios médicos. Esse subgrupo da Saúde responde por 6,32% da composição do ICV, ou mais da metade da participação do grupo Saúde, que, sendo o quarto maior na composição do índice, representa 11,43% do ICV.
O grupo Vestuário também contribuiu para frustrar a projeção de inflação do Dieese para setembro. Em razão do término das liquidações das roupas de inverno e do impacto da entrada no mercado da moda primavera/verão, o grupo Vestuário saiu de uma deflação 0,86% em agosto para uma alta de 2,04% no mês passado. Na comparação com agosto, quando o custo de vida das famílias paulistanas havia subido, em média, 0,65%, o aumento dos preços acompanhados pelo Dieese no varejo apresentaram um recuo médio de 0,05 ponto porcentual.
Nessa comparação, todos os demais grupos contribuíram. Mas o destaque ficou por conta do grupo Alimentação, que despencou de uma alta de 0,71% na medição anterior para uma variação de 0,40% no mês passado. Os produtos in natura e semi-elaborados foram os que mais ajudaram. Reduziram o ritmo de alta de 0,79% para 0,43% em setembro, consequência das quedas verificadas nos preços dos legumes (-5,51%), hortaliças (-4,55%), raízes e tubérculos (-0,61%), leite in natura (-0,26%) e aves e ovos (-0,18%).
O grupo Alimentação, de acordo com Cornélia, só não caiu mais porque os preços dos alimentos industrializados ainda absorveram impactos da desvalorização cambial. Dentre os produtos mais sensíveis ao câmbio, as maiores altas vieram dos óleos e gorduras (6,93%); massas, biscoitos e farinhas (1,76%); condimentos e enlatados (1,35%) e doces e açúcar e conservas (1,23%).
O grupo Transporte, que mais pressionou o índice em agosto (0,65% de alta), fechou setembro praticamente estável.

mockup