IBGE aponta alta de 4,4% no comércio varejista do Paraná
Economista e assessor econômico da Fecomércio PR analisa os fatores que contribuíram para este bom desempenho
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de julho de 2024
Economista e assessor econômico da Fecomércio PR analisa os fatores que contribuíram para este bom desempenho
Reportagem local
Em maio de 2024 o varejo ampliado cresceu 0,8% no Brasil e decaiu 0,8% no Paraná, se comparado com abril deste ano, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação maio de 2024 com relação ao mesmo mês do ano anterior houve um crescimento do Brasil de 5,0% e no Paraná de 4,9%. No acumulado do ano, de janeiro a maio, o comércio varejista ampliado está crescendo 4,8% no Brasil e 4,4% no Paraná. Em 12 meses, no Brasil o crescimento é de 3,7% e no Paraná de 1,4%.
Segundo o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, três fatores estão contribuindo para o bom desempenho do comércio. São eles: a queda na taxa de juros Selic de 13,75% para 10,50% e o fortalecimento do crédito; a excelente geração de emprego formal na economia brasileira e paranaense; e inflação estável com preços acessíveis ao consumidor.
As principais atividades que registraram expansão em maio desse ano no Paraná, em relação ao mesmo mês do ano anterior, foram: Hipermercado e supermercados (11,1%), Móveis e eletrodomésticos (19,7%), Veículos e motocicletas (15,1%) e Material de construção (9,5%).
No acumulado do ano, de janeiro a maio, o varejo ampliado no Paraná registrou os seguintes destaques positivos: Hipermercado e supermercados (7,1%), Móveis e eletrodomésticos (13,8%), Veículos e motocicletas (14,6%) e Material de construção (12,4%). “São atividade sensíveis às condições de crédito as quais estão se beneficiando de uma taxa de juros menor em nossa economia”, avalia Dezordi. (Com informações de Fecomércio/PR)