Iapar faz pré-lançamento de novas variedades de trigo
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Reportagem Local 
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, fará o pré-lançamento de duas novas variedades de trigo - IPR 130 e IPR 136 - durante o Encontro Técnico de Inverno Coopavel 2007, nos dias 30 e 31 deste mês em Cascavel.
Segundo o pesquisador do Iapar Carlos Riede, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nova variedade, a IPR 130 é classificada como trigo pão, tem boa produtividade de grãos e ótimos resultados de qualidade industrial para panificação. ''A indústria exige do trigo força de glúten, responsável pelo crescimento do pão, por isso a variedade já foi desenvolvida com essa característica'', explica.
A nova cultivar é recomendada pela as regiões norte e centro-oeste do Paraná, sudeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. A cultivar IPR 136 apresenta características semelhantes à IPR 130. A IPR 136, porém, não é recomendada para o sudeste de São Paulo por causa da suscetibilidade à doenças comuns naquela região. Além disso, a cultivar é de trigo melhorador.
O pesquisador Pedro Shioga destaca a importância do Iapar para o fortalecimento da indústria nacional de sementes. Para ele, se não fosse o instituto, a indústria brasileira ficaria órfã porque não tem condições de financiar o melhoramento de trigo. ''Muita gente dizia que após a criação da lei de proteção a cultivares, as multinacionais iriam dominar o mercado de sementes porque elas têm capital para investir no desenvolvimento de novas variedades. Isso certamente não aconteceu por conta do trabalho de instituições como o Iapar, que oferece ao mercado o que há de melhor em cultivares'', argumenta Shioga.
Segundo ele, existem 53 empresas produtoras de sementes de trigo nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, que comercializam cultivares produzidas pelo Iapar em parceria com a Fundação Meridional. A fundação também é parceira do instituto no desenvolvimento de novas variedades e difusão de tecnologia.


