Londrina passa a contar, a partir desta quinta-feira (12), com um Hub de Inovação do Turismo. O espaço foi inaugurado na noite nesta quarta-feira (11), no Boulevard Londrina Shopping, e deverá reunir, em um mesmo espaço, entidades da cadeia de valor do turismo e empresas de bases tecnológicas para conexões e geração de negócios com vistas no desenvolvimento do setor.

Hub conta com sala de reunião, auditório, mobiliário e estações de trabalho
Hub conta com sala de reunião, auditório, mobiliário e estações de trabalho | Foto: Divulgação

Segundo Daiana Bisognin Lopes, presidente do Londrina Convention Bureau, a ideia era criar um espaço colaborativo, que propiciasse o networking e pudesse ser um “endereço do turismo” para a cidade de Londrina. “Fora do país já existem hubs com esse objetivo, mas no Brasil este será o primeiro a ser inaugurado. Esperamos um grande resultado de inovações, além de cocriação e colaboração entre os integrantes", declara.

O Hub ficará situado ao lado do cinema e possui 500 metros quadrados. A estrutura física contará com sala de reunião, auditório, mobiliário e estações de trabalho em um espaço com coworking; internet; acesso a mentorias e consultorias especializadas; eventos como workshops, palestras e oficinas; e acesso aos ativos da Governança do Turismo, às entidades do setor, às instituições de ensino e aos investidores. O espaço também deverá receber demodays, que são eventos que marcam a conclusão de programas de aceleração de startups.

Compartilharão o mesmo espaço Londrina Convention Bureau, Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Adetur Norte do Paraná, Comtur (Paraná Turismo, Conselho Municipal de Turismo) e a Governança do Turismo que, além das entidades acima, envolve o Fecomércio por meio do Sesc e Senac, Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Sebrae e Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina).

Para Arnaldo Falanca, diretor executivo do Londrina Convention Bureau, o turismo “não é só praia ou montanha”, e o Hub terá o papel de mostrar isso aos demais setores da economia. “O turismo é uma área econômica muito forte. Temos que vender isso para o poder público, para a área acadêmica, e trazer essas pessoas, empresários e empreendedores para o mesmo ambiente."

Na visão de Renata Queiroz, diretora de turismo da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), o Hub vem ao encontro de projetos que o Instituto vem pensando para o município. "No Hub, pretendemos trabalhar em parceria com as entidades que ali estão, pensando nas políticas públicas em que a Codel pode atuar para estimular ainda mais as ações que serão desenvolvidas. Com certeza, o Hub trará grandes inovações e a expectativa é alta."

O Boulevard Londrina Shopping cedeu o espaço para uso sem custo de condomínio. "Estamos agora apoiando mais esta iniciativa que, com certeza, estimulará o surgimento de novos projetos que contribuirão com o desenvolvimento da cidade e com a projeção do talento do londrinense, possibilitando parcerias e negócios em uma ampla cadeia produtiva que é o setor do turismo”, comentou o superintendente do shopping, Maurício Morelato.

*Sob supervisão de Mie Francine Chiba - Repórter.