O final do ano tradicionalmente marca um período de incremento nas vendas no comércio de rua. Para aproveitar o aumento no fluxo de clientes, as lojas de Londrina iniciam, a partir desta segunda-feira (4), o atendimento em horário estendido: das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 21h, nos sábados. Na véspera de Natal, um domingo, o atendimento será das 9h às 17h.

O presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Angelo Pamplona, afirma que o horário estendido é importante para a economia local. “Dá, para o consumidor, uma folga para fazer suas compras. É um horário mais tranquilo e, com esse calor, à noite fica mais fresco. Tem esse conforto para fazer suas compras”, citando que o comércio espera “o ano todo” pela chegada do Natal, já que é a data que mais impulsiona vendas.

LEIA MAIS:

Abertura do Natal tem inauguração de árvore tecnológica no Igapó

E, não à toa, as expectativas são bastante positivas. Uma sondagem realizada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indica que 81,3% dos consumidores paranaenses pretendem presentear parentes ou amigos neste fim de ano. Em 2022, esse percentual foi de 78,8%. Com um tíquete médio de R$ 337,96, os gastos devem ser 4,8% maiores este ano.

CASINHA DO PAPAI NOEL

A novidade nesta campanha LondriNatal da Acil é a instalação da Casinha do Papai Noel na Praça Gabriel Martins - antes, o espaço ficava na Praça da Bandeira. A abertura ocorre na próxima quinta-feira (7), com a chegada do Bom Velhinho em um trio elétrico que sairá às 18h30 da Igreja Batista Monte Sião, na zona norte, e percorrerá vários bairros da cidade.

“Nós resolvemos fazer na Praça Gabriel Martins e é uma casinha mais compacta, com um acesso mais fácil ao público”, explica Pamplona, que destaca a realização de mais de 15 apresentações culturais em palcos itinerantes pelo Calçadão.

Enquanto a carreata do Papai Noel circula por Londrina, o público poderá acompanhar, às 19h, o show da Orquestra Bravi com Allice Tirolla. Para a apresentação, foi preparado um repertório de jazz, R&B e música pop, com participação de Fabrício Martins (piano) e Elthon Dias (bateria). O calendário completo das atrações culturais ainda será divulgado pela Acil.

“Na nossa região, temos mais de 20 cidades. E Londrina é a cidade mais forte, acaba atraindo o público dessas cidades. A decoração e as atrações são fatores importantes para as vendas deste ano”, diz o presidente da Acil.

MOVIMENTAÇÃO

Outro elemento importante para a economia local é a contratação de trabalhadores temporários. Pamplona afirma que essa é uma movimentação tradicional do comércio. “[O aumento das vendas] melhora a economia como um todo. Temos visto, em anos anteriores, resultados da decoração influenciando a economia e até mesmo a arrecadação de tributos, devido à elevação das vendas. É um ganha-ganha para todo mundo: consumidor, lojista e poder público”.

EXPECTATIVA POSITIVA

Para o presidente da Acil, a queda da taxa de juros, o controle da inflação e os bons resultados na geração de emprego formal, como vem mostrando o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram fundamentais para um cenário favorável da economia neste ano, com avanços em relação a 2022. “Isso traz um ganho muito grande nesses três aspectos: emprego, consumo e inflação”.

De olho em 2024, Pamplona diz que a expectativa é positiva. “Não se percebe um viés de alta na inflação, está controlada. Esperamos que os juros caiam mais e que os empregos aumentem”. (Com Assessorias)