As vendas do Dia dos Pais neste ano não devem se igualar às do ano passado nem em volume nem em valor gasto, mas os comerciantes em Londrina estão animados com o movimento nas lojas nesta semana. Eles acreditam que o horário estendido na quinta, sexta e sábado deve ajudar a alavancar as vendas e a reduzir pelo menos parte dos impactos negativos da pandemia do novo coronavírus sobre o comércio.

Imagem ilustrativa da imagem Horário estendido anima lojistas para vendas do Dia dos Pais
| Foto: Gustavo Carneiro

Proprietária da Sinézio Magazine, uma das lojas mais tradicionais de confecções masculinas da cidade, Solange Pieroli disse que as expectativas de venda são “ótimas”. “Mesmo nessa situação, as vendas estão melhorando. Não vão ser como no ano passado, mas estamos bastante esperançosos.”

O movimento na loja, segundo ela, começou a aumentar já no início desta semana e a tendência seria manter o crescimento gradual de clientes até este sábado, quando o comércio de rua poderá funcionar das 9 às 18 horas. O que reduziu, disse a lojista, foi o tíquete médio. “Em quantidade, as vendas estão quase se equiparando, mas o valor de venda reduziu. Os consumidores estão gastando, em média, de R$ 100 a R$ 150 com os presentes dos pais.” Na loja, calças jeans, camisas polo, meias e cuecas são as principais escolhas dos filhos na hora de presentear os pais.

Na loja de confecções Homem S/A, o valor médio das compras para o Dia dos Pais está na faixa de R$ 200, mas a previsão é de queda no volume de vendas neste ano em relação ao mesmo período de 2019. “As pessoas ainda estão com muito medo de sair de casa”, disse o subgerente comercial, Eduardo Moreira. Mas o funcionamento do comércio em horário estendido deve contribuir para atrair os consumidores. “(Com a redução do horário) A gente ouve muita reclamação de falta de tempo. Tem gente que trabalha até as 16 horas e não consegue vir. Então, para a gente, vai ajudar bastante com a possibilidade de abertura das lojas até as 18 horas no sábado.”

Mudança de hábitos

Presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes confirmou a melhora no ânimo dos lojistas e a boa expectativa em relação às vendas em uma das principais datas comemorativas do ano. “Com o horário estendido, a gente está, gradativamente, aumentando as nossas vendas.”

A associação não realiza pesquisa de intenção de compras entre os consumidores nessa data, mas observa que em alguns segmentos as vendas estão muito aquecidas enquanto em outros, o movimento está bastante fraco. Com a mudança de hábitos imposta pela pandemia, itens de consumo ligados ao lazer e entretenimento fora de casa deram lugar a objetos de grande interesse para quem passa boa parte dos dias no lar, junto da família. Utensílios de cozinha, eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos, como smartphones e notebooks, estão com as vendas bem aquecidas, apontou Moraes, assim como objetos para cuidados pessoais, como secadores e máquinas de corte de cabelo e barbeadores. “Estes são segmentos muito beneficiados, embora a maioria esteja caindo, como confecções e sapatos.”

Fecomércio

Pesquisa da Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) apontou crescimento do número de filhos que deverão presentear os pais neste ano. A intenção de compras dos paranaenses para este Dia dos Pais é de 66,2% - maior que a registrada em 2019, que era de 62,3%.

Para 59% dos entrevistados, a pandemia impactou na decisão de compra, principalmente no valor do presente (60,9%). Mas a federação acredita que o distanciamento dos últimos meses seja compensado com algum tipo de presente, ainda que com valores mais baixos. O tíquete médio baixou de R$ 116,89 em 2019 para R$ 111,47 neste ano. Para 55% dos entrevistados, o gasto máximo deve ficar em R$ 100.

Ainda que a internet não seja o local de compra mais utilizado pelos consumidores, ela é o principal canal de pesquisa de preços para 60,8% dos consumidores. Outros 19,5% pesquisam os valores pessoalmente e 19,7% não fazem verificação antecipada de preços.