A nova loja do Grupo Super Muffato em Londrina, que deve ser inaugurada até final de março, terá uma série de novidades relacionadas ao meio ambiente. A primeira é a adoção de um sistema de refrigeração dos balcões e câmaras que não contribui para o aquecimento global. O gás freon 22, muito usado atualmente, será substituído pelo líquido glicol.
''O glicol é um sistema novo, usado nos países da Europa e nos Estados Unidos; é um gás que não aquece a atmosfera e não afeta a camada de ozônio'', afirma o diretor administrativo do grupo, Ederson Muffato. Segundo ele, a loja Madre Leônia será a primeira do interior do Brasil a implantar o novo sistema.
Outras mudanças se referem à economia de energia elétrica. Uma delas prevê o aproveitamento da luminosidade do sol, com a utilização de materiais térmicos na cobertura e nos fechamentos laterais, ''o que resultará em uma redução sensível da temperatura'', diz Ederson Muffato.
Além disso, o sistema de ar condicionado deverá proporcionar economia entre 30% e 40% da energia elétrica O novo sistema de refrigeração do ambiente foi criado por uma empresa de Londrina e tem como base o aproveitamento do ar externo e não o ar de compressores.
O empresário espera que a iniciativa incentive outros empreendedores a optar por recursos que evitem o aquecimento global. ''Na nossa avaliação, são três ferramentas importantes, principalmente a utilização do líquido glicol, que não afeta em nada a atmosfera. A gente espera que isto sensibilize os empresários e que a classe supermercadista entre na luta contra os males causados à natureza'', disse.
O diretor comercial do grupo, Everton Muffato, afirma que a loja Madre Leônia, a quinta do grupo em Londrina, será um presente para cidade. ''Esta loja é a evolução do Super Muffato. Ela vai mostrar o amadurecimento e o know how que desenvolvemos em 30 anos de história. É uma das lojas mais modernas do Brasil em termos de lay-out e equipamentos de última geração''. Segundo ele, a distribuição dos espaços vai facilitar as compras. ''O consumidor gastará menos tempo dentro do supermercado e terá maior comodidade'', afirma.
Entre as principais novidades da nova loja estão: mix diferenciado de produtos; estacionamento rotativo coberto com 350 vagas e estimativa de 2 mil veículos por dia; esteiras rolantes com travas ligando o estacionamento ao interior da loja; circuito interno de TV para garantir maior segurança aos clientes, adega com um funcionário especialista em vinho, e um espaço ao ar livre onde as pessoas poderão almoçar, tomar café e fumar, com vista para a paisagem externa.
Everton diz ainda que a nova loja vai oferecer prêmios aos clientes que usarem os cartões de crédito do grupo. ''O cliente vai acumular milhas e ganhar prêmios. O cartão de milhagem é um projeto inovador, único no Brasil, que iniciamos em 2006 e estamos amadurecendo agora em 2007''.

mockup