Para integrar o empresariado em todo o Estado, uma grande aposta do Lide Paraná é na força da comunicação
Para integrar o empresariado em todo o Estado, uma grande aposta do Lide Paraná é na força da comunicação | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Com 18 anos de fundação no Brasil, sistema Lide (Grupo de Líderes Empresariais) possui maturidade e experiência suficientes para sensibilizar os empresários na construção de uma sociedade consciente e próspera.

Criada para desenvolver lideranças e fortalecer o setor produtivo em diversas regiões brasileiras, conectando empresas de capital aberto e fechado, de origem privada, pública e mista, a plataforma de networking avança para o interior do Paraná, especialmente em Londrina.

Para integrar o empresariado em todo o Estado, uma grande aposta do Lide Paraná é na força da comunicação. Deste modo, o Grupo FOLHA passa a ser o mais novo media partner do Lide PR para o desenvolvimento de toda a região.

“Essa parceria com a FOLHA busca nos aproximar do interior, mas principalmente ressaltar essa força que a comunicação tem para o desenvolvimento econômico e social. Sou jornalista e para mim a comunicação é a mestre para gerar conteúdo que faça sentido e relevância para os empresários, inspirá-los e aproximá-los. Acredito muito na força da comunicação para integrar pautas positivas, gerar conexões para prosperidade e gerar negócios. É preciso respeitar o papel da imprensa como formador e papel plural”, afirma Heloisa Garret, presidente do Lide PR.

Em sua passagem por Londrina, Garret se reuniu com o superintendente do Grupo FOLHA, Nicolás Mejía, formalizando a parceria. “Promover o desenvolvimento está no nosso DNA, defendendo ações que buscam a interação entre empresários, pois entendemos que essa é uma forma de crescimento e desenvolvimento para Londrina e toda a região. Estamos muito felizes com a chegada do Lide ao interior porque precisamos desse olhar mais macro na área empresarial para que possamos desenvolver parceiras, novos relacionamentos”, destaca Mejía.

A parceria tem a perspectiva também de reforçar a geração de conteúdo e ações estratégicas para valorização das marcas. Para ajudar as empresas a prosperarem, se posicionarem e principalmente, fechar negócios, os filiados ao Lide PR passam por um processo de análise detalhada, como uma espécie de “anamnese” da empresa.

“Antes, a gente conhecia o filiado pela ficha de faturamento, número de funcionários, onde ficava e o que fazia. Hoje, a gente busca entender quais são as dores, de quem ele compra, onde ele vende, se tem vocação para expandir, se a gente pode ajudá-lo de alguma forma. São informações que a gente coleta nas primeiras semanas dentro do Lide e depois conseguimos fazer uma conexão de negócios entre esses empresários”, explica Garret.

VOCAÇÃO REGIONAL

O foco em ampliar a atuação do Lide Paraná no interior do Estado é, segundo Garret, um reconhecimento da vocação do empresariado em regiões como Maringá e Londrina. Desde que assumiu a presidência em 2019, Garret diz que tem direcionado o olhar para a conexão desses empresários, respeitando a força local e das Associações Comerciais.

“Trabalhei muito anos na Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), então eu conheço as cidades do interior ao participar de rodadas de negócios. As associações comerciais movimentam a economia regional, mas não criam um vínculo entre empresários de outras cidades. Nossa busca é para fazer esse trabalho de prosperidade como um todo, evidenciando e promovendo negócios entre o Paraná em todas essas regiões, mas sempre respeitando muito a vocação local”, diz.

A plataforma no Estado conta com três frentes: o Lide PR voltado para grandes empresas; o Lide Futuro para sucessores, startups e empreendedores no perfil de 20 a 40 anos; e o Lide Mulher, direcionado para executivas e empresárias. O grupo hoje é formado por cerca de 140 filiados, sendo 80 empresas no Lide PR.

"O Lide é para olhar para frente, para passar as melhores experiências, os melhores cases, as grandes transformações", Marcos Scaldelai
"O Lide é para olhar para frente, para passar as melhores experiências, os melhores cases, as grandes transformações", Marcos Scaldelai | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

BOAS PRÁTICAS

A reunião do Lide PR com a superintendência do Grupo FOLHA também contou com a presença de Marcos Scaldelai, que já presidiu a Bombril e outras grandes corporações e atualmente está à frente do Lide Noroeste Paulista. Ele destaca que o melhor ativo que o empresariado pode construir hoje é o relacionamento.

"O Lide é para olhar para frente, para passar as melhores experiências, os melhores cases, as grandes transformações. É olhar para fazer negócios e fazer as pontes. O convite do Lide é para que esse empresário seja um agente de transformação, não só ser o agente do crescimento de sua empresa, mas de tudo que pode ser provocado na sociedade e no País e esse é o nosso movimento", diz.

Parte da experiência que Scaldelai adquiriu ao longo de sua trajetória profissional é contada em livros. A mais recente publicação de sua autoria é o “Líder Pronto para Tudo”, tema das palestras ministradas em Maringá e Londrina, na última semana. “Não prego conceitos. Escrevo só aquilo que eu vivi. Com este livro, busco mostrar as principais atitudes que um líder precisa ter para passar por qualquer tipo de turbulência porque o maior problema que a gente vive hoje é a falta de líderes”, comenta.

Com as adversidades impostas pela pandemia da Covid-19, Scaldelai destaca o perfil do líder humanizado. “Ser um líder humanizado é aquele que não pensa só na sua equipe e nas entregas profissionais, mas que entende os anseios de crescimento pessoal de toda a equipe. Essa pandemia nos aproximou e fez com que a gente entendesse que conseguir o engajamento completo é entender por completo aquele funcionário para fazer com que ele compre o propósito de sua empresa. O funcionário não precisa só se sentir realizado profissionalmente, mas ter o caminho de desenvolvimento pessoal muito claro”, detalha.

Para a presidente do Lide PR, o perfil realizador, resiliente e disposto a se reinventar são características que ela tem observado no empresariado paranaense. “A força de vontade, persistência e o desejo de realização desses empresários formam um conjunto de boas práticas que têm feito com que saiam da crise mais rapidamente. Vejo também muita cooperação na busca por um ambiente mais plural de negócios”, ressalta.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.