| |

Economia 5m de leitura

Grupo Folha reúne dez veículos de comunicação

ATUALIZAÇÃO
20 de março de 2014

Nelson Bortolin<br>Reportagem Local
AUTOR

"Apesar de todas as mudanças tecnológicas e de comportamento dos leitores, há coisas que não mudam. Não mudam nossos princípios, nossos valores, nossa vontade de transformar a sociedade." A declaração foi feita pelo diretor da FOLHA, José Nicolás Mejía, durante jantar de comemoração pelos 65 anos do jornal, realizado na noite de quarta-feira no Buffet Planalto. Durante o evento, Mejía apresentou formalmente o Grupo Folha de Comunicação, que conta com outros dois jornais impressos: NossoDia e Vrum.
Além desses veículos, pertencem ao grupo seis portais na internet: dois de notícias (Bonde e FolhaWeb), um de classificados de automóveis (Vrum), um de imóveis (Lugar Certo), um de empregos (Admite-se), e um de compras coletivas (Gosto de Offertas). E ainda com o canal de notícias Folha TV – em parceria com a UniTV -, o Clube de Assinantes e a gráfica Grafipress. "O grupo nasceu com a visão de acompanhar as necessidades de comunicação atuais e futuras, inovando em meios, processos e conteúdo, mas, mantendo os mesmos valores da marca sólida e já consolidada", afirmou Mejía.
Juntos, os veículos do grupo atingem um público de 7,6 milhões de pessoas por mês. Só a FOLHA, que circula todos os dias, tem tiragem diária de 35 mil exemplares, atingindo um público de 120 mil leitores. "Somos o segundo jornal com sede no interior em quantidade de assinantes no Brasil", disse o diretor. Ele ressaltou que o jornal chega a 70% dos 399 municípios do Paraná e a 100% da Região Metropolitana de Londrina.
Mejía contou que, segundo recente pesquisa de mercado, 68% dos londrinenses afirmaram considerar a FOLHA o melhor jornal da cidade, sendo que o levantamento leva em conta inclusive os veículos de circulação nacional. "80% dos leitores disseram que a qualidade é o principal diferencial da FOLHA", declarou.
O diretor destacou também o sucesso do NossoDia, jornal lançado em julho de 2012, que circula às segundas e quintas-feiras. "São 10 mil exemplares. É o primeiro jornal pago com foco no público C e D da região", disse. Ele ressaltou ainda que outro veículo do grupo, o tabloide Vrum, voltado ao segmento automotivo, circula quinzenalmente em Curitiba e região. A distribuição é gratuita.
No setor digital, Mejía contou que o Portal Bonde, criado em 1999, tem 11 milhões de visualizações por mês e 2,5 milhões de usuários únicos. "O Bonde tem abrangência estadual, com capas de Londrina e Curitiba e tem 300 mil usuários cadastrados", disse. Já a FolhaWeb, segundo o diretor, recebe 1,8 milhão de visualizações ao mês.
Ele ainda falou sobre a Folha TV, um dos projetos mais recentes do grupo, em parceria com a UniTV. "Este novo projeto é um canal audiovisual com vídeos de reportagens e entrevistas inéditas, sobre o mais importante que acontece em Londrina, sempre com análise de repórteres e editores da Folha de Londrina", contou.

Continue lendo:

- ‘Uma história de sucesso e respeito’

- Jornal firma parceria com o Google

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS