A premiação foi na noite de quinta-feira (8), no Villa Planalto: além de liderar em duas categorias, a FOLHA foi a terceira mais lembrada, entre todas as empresas
A premiação foi na noite de quinta-feira (8), no Villa Planalto: além de liderar em duas categorias, a FOLHA foi a terceira mais lembrada, entre todas as empresas | Foto: Divulgação



O Grupo Folha teve o melhor desempenho em duas categorias da 23ª edição do Prêmio Top de Marcas Londrina, que traz os resultados sobre as marcas mais lembradas pelos consumidores durante 2018. A "Folha de Londrina" foi o jornal mais citado, apontado por 65,6% dos entrevistados, e o "Bonde" foi o principal portal de notícias, com 20,5%. A premiação foi na noite de quinta-feira (8), no Villa Planalto.

A FOLHA também ficou com a terceira colocação entre as com maior percentual de lembrança entre todas as empresas, atrás apenas da pioneira londrinense Viação Garcia (73,8%) e da gigante mundial Coca-Cola (63,8%). Completam a lista dos cinco primeiros a telefônica municipal Sercomtel (63,8%) e o plano de saúde Unimed (62,7%).

Uma novidade no Top de Marcas deste ano foi o prêmio Top Reputação, que busca apontar quais são as empresas, na avaliação de uma banca de jurados ligados ao marketing e à publicidade. O objetivo é indicar quais são mais reconhecidas pelo trabalho de construção da reputação, dentro de um novo contexto de transparência necessário à era digital. A primeira colocada foi a construtora A.Yoshii, seguida pela Unimed, a doceria Haschimitsu, pela Folha de Londrina, pelo supermercado Super Muffato e pela universidade privada Unopar.

O superintendente do Grupo Folha, José Nicolás Mejía, destaca que são 23 anos consecutivos como líder no Top de Marcas da categoria jornal, o que tem a ver com a estabilidade do produto. "Mesmo com o impresso perdendo força entre os mais jovens na era digital, a FOLHA consegue se manter como a mais lembrada, o que tem a ver com as estratégias de marketing adotadas, a realização de eventos e a atuação com apoios culturais, esportivos e empresariais", diz.

Mejía considera que o mesmo se aplica ao portal Bonde, que se mantém à frente dos concorrentes em quase duas décadas na rede. "Queremos estar presentes em todos os eventos e acontecimentos importantes para a cidade. As pessoas confiam na nossa marca, na FOLHA, e precisamos responder a essa confiança", ressalta.

Imagem ilustrativa da imagem Grupo Folha lidera em duas categorias do Top de Marcas



INFLUENCIADORES
A criadora do Top de Marcas Londrina, a jornalista Cláudia Romariz, afirma que a pesquisa é importante porque permite às empresas avaliarem vários indicadores para entender o próprio posicionamento junto ao consumidor. "Londrina tem várias marcas que são lembradas há 23 anos e que cresceram com a cidade, como a FOLHA, a Cativa, o Hotel Bourbon e a Rádio Paiquerê."

Romariz lembra que a era digital também traz desafios, por ampliar o tamanho do mercado pela internet e elevar a concorrência. "Ser lembrado ficou mais difícil porque o consumidor ficou muito mais conectado e também mais desatento. Para ser lembrado, antes de mais nada, é preciso saber em que meio ele está e como se comunicar", diz.

O levantamento para o Top de Marcas contou também com uma pesquisa sobre marketing de influência, que apontou, por exemplo, que 71% dos internautas seguem algum influenciador de alguma categoria, 60% já conheceram produtos por meio desse canal e 35% confiam nele como fonte de informação. A criadora do Top de Marcas destaca que é preciso entender o que o consumidor procura porque quem não é percebido pode logo deixar de ser lembrado. "As pessoas querem cada vez mais ter marcas do coração, com propósito, que transformem a sociedade", conta Romariz.

PRÊMIO API
O jornal "Folha de Londrina" também recebeu na manhã de sexta-feira (9) o Prêmio Imprensa por um Paraná Melhor 2018, da API (Associação Paranaense de Imprensa). A entidade, fundada em 1934 e com sede em Curitiba, trabalha na defesa da liberdade de expressão, do pluralismo e apoia iniciativas vinculadas ao desenvolvimento sustentável e à democracia. A entrega foi no IHGPR (Instituto Histórico e Geográfico do Paraná).

Veja a revista com todos os premiados do Top de Marcas 2018 no endereço eletrônico

mockup