| |

Economia 5m de leitura

Grupo Folha lança livro com leitores da seção 'Dedo de Prosa'

ATUALIZAÇÃO
21 de novembro de 2017

Fábio Galiotto Reportagem Local
AUTOR

O Grupo FOLHA lança nesta quarta-feira, 22, o livro "Prosa Rural - Uma coletânea de crônicas do caderno Folha Rural da Folha de Londrina", que reúne 60 crônicas escritas por leitores e que foram publicadas na seção "Dedo de Prosa". A iniciativa partiu de quatro dos mais assíduos colaboradores da coluna e foi abraçada pela empresa, como forma de também comemorar os dez anos do espaço destinado a histórias reais e ficcionais no caderno de agronegócios.

Os autores são o idealizador do livro, professor universitário Gerson Melatti, o comerciante Dailton Martins, a professora Estela Maria Frederico Ferreira e o médico Sidney Girotto. Cada um contribuiu com 15 crônicas, das tantas que enviaram e que foram publicadas nestes dez anos.

Os livros serão vendidos por R$ 30, cada. Uma parte dos livros será repassada para a Apae, que ficará com a toda a renda do lote. Outros foram colocados à disposição da Belagrícola e da Sociedade Rural do Paraná, patrocinadores do projeto, e para comercialização na sede da FOLHA, no setor de Classificados.

O idealizador do livro conta que fez um levantamento de todas as crônicas nos arquivos do jornal ainda em 2013, quando percebeu que alguns nomes de leitores se repetiam mais do que os de outros. Há uns dois anos Melatti resolveu procurar alguns dos colegas de prosa e encontrou em Martins, Ferreira e Girotto o apoio para levar o projeto adiante. "Vi que tem muita coisa boa ali e é algo importante porque faz parte da cultura da nossa região", diz Mellati, que conta que a FOLHA abraçou a ideia. "São textos simples, causos, enfim, algo agradável para se sentar, relaxar e ler um pouquinho."

Editora da Folha Rural, Célia Guerra lembra que o "Dedo de Prosa" nasceu em 2007 como espaço para comentários sobre agronegócios, cotações e o mercado, mas logo passou a contar com histórias ficcionais ou reais contadas pelos jornalistas da FOLHA. Logo os leitores passaram a contribuir com a seção e hoje já representam a grande maioria dos textos publicados. "A Folha Rural busca mostrar a relação do campo com o urbano e essas crônicas representam bem isso, com lembranças e reflexões sobre a vida e os avanços que a tecnologia nos impõe", diz Guerra.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS