Curitiba - O grupo paulista SEB - Sistema Educacional Brasileiro S/A anunciou, na noite de sexta-feira, a aquisição do Grupo Dom Bosco, uma das maiores e mais tradicionais redes particulares de ensino de Curitiba. A compra de 93,4% das ações da DBI Investimentos (controladora do grupo), negociada pelo montante de R$ 94.550 milhões, inclui o conjunto de escolas de educação básica e instituições de ensino superior. São seis unidades de educação infantil e de ensino fundamental e médio, além de duas faculdades. A negociação envolve ainda a Matesc, editora responsável pelo material didático fornecido ao grupo e escolas parceiras.
O diretor financeiro e de Relações com Investidores, Marco Flávio Tenuto Rossi, em nota distribuída pela assessoria de imprensa do SEB, afirma que o fato de o Dom Bosco estar instalado na região Sul ''complementa de forma significativa a atuação geográfica do SEB''. Ainda de acordo com a nota, 50% do valor foram pagos anteontem e o restante será quitado em duas parcelas iguais, em 30 e 60 dias.
O Dom Bosco, que nasceu há 45 anos, tem cerca de 8 mil alunos em seus colégios e outros 3 mil alunos, matriculados este ano, nos cursos de ensino superior. Já a Editora Dom Bosco (Matesc) fornece material didático para cerca de 105 mil alunos de mais de 500 escolas conveniadas, em todo o País.
Em nota, o Grupo Dom Bosco informou que a transferência do controle acionário da DBI Investimentos para o SEB é mais um dos movimentos que têm ocorrido no mercado educacional brasileiro, ''visando a fortalecer empresas do setor na busca de otimização e aprimoramento da atividade educacional privada''. Na negociação que, segundo a nota, durou seis meses, ficou decidido que o nome Dom Bosco e a atual equipe de diretores, educadores e administrativos será mantida. ''O SEB transferirá para o Dom Bosco toda a sua tecnologia avançada, que é referência nacional. Esse é apenas um dos benefícios que será oferecido para alunos, familiares e equipe do Dom Bosco'', diz, ainda, a nota.
O SEB atua há 44 anos nos principais segmentos do mercado educacional. Na educação básica, comanda escolas de ensino presencial e fornece metodologia, conteúdo e material didático para escolas parceiras públicas e privadas. No ensino superior, oferece graduação de forma presencial e ensino a distância (EAD).