Grupo de londrinenses protesta contra aumento de combustível
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 06 de maio de 2011
Victor Lopes <br> Reportagem Local 
Mais de mil londrinenses devem se reunir hoje para protestar contra o aumento do preço dos combustíveis em Londrina. O protesto - ''Na Mesma Moeda'' - já aconteceu em dez capitais do País e foi organizado na cidade por meio do Facebook. A ideia é que os motoristas se desloquem em carreata para alguns postos, abasteçam apenas R$ 0,50, paguem com cartão de crédito, exijam a nota fiscal e um teste de qualidade do combustível. Os manifestantes irão se reunir no estacionamento do Zerão, às 17h, e pretendem ir até a Avenida Maringá.
Segundo o analista de infraestrutura Jonata Willian, um dos organizadores do protesto, a ideia é causar algum tipo de prejuízo tributário em toda a cadeia do combustível. ''Será um protesto pacífico, exigindo apenas os nossos direitos'', convoca Willian.
Por meio da internet, muitas pessoas se mostraram solidárias ao protesto, sendo que 1,5 mil confirmaram participação. ''Já se falou muito em Londrina sobre cartel e até alguns donos de postos foram presos ultimamente. Não podemos afirmar que há irregularidades, mas com a manifestação quem sabe alguns pontos sejam revistos'', comenta Jonata. Um dos questionamentos dos manifestantes é a diferença de preço dos combustíveis comparado a algumas cidades próximas a Londrina.
Eldo Bortolini, presidente interino do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis no Paraná (Sindicombustíveis-PR), diz que a entidade é solidária a qualquer manifestação ordenada para despertar uma discussão sobre o problema, mas questiona se esta é a forma mais eficaz. ''No outro dia, o problema vai continuar da mesma forma. É preciso entender como funciona a cadeia, as questões são muito mais profundas. Porque não protestar na frente das usinas ou das distribuidoras, por exemplo? Temos que colocar na mesa todos os envolvidos para encontrar os verdadeiros culpados'', completa.


