Grupo Aguativa está produzindo água mineral
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de março de 1998
Carina Paccola 
Dorico Silva
Milton Dória
Água puraGilberto Neszlinger e Giancarlo Moratelli, da Aguativa;
na foto inferior, a garrafa de 500 ml do novo produto
O Hotel Aguativa, de Cornélio Procópio, está entrando no mercado de água mineral. A garrafa de 500 ml da Aguativa já é distribuída na região de Londrina e de Barra Bonita (SP), onde o grupo também tem um hotel de lazer. Segundo o diretor do grupo, Gilberto Neszlinger, a idéia de envasar a água da mina, que fica no hotel em Cornélio, surgiu dos constantes pedidos dos hóspedes. A água era servida apenas nos dois hotéis e, como sempre agradou nossos clientes, que queriam levar para casa, resolvemos produzi-la comercialmente.
O envase começou a ser feito no início de março. A capacidade da fábrica é de três mil caixas por mês de garrafa de 500 ml, de acordo com o gerente geral da Água Mineral Aguativa, Giancarlo Moratelli. Ele informa que o crescimento da produção vai depender das vendas no mercado. Daqui a um mês, a Aguativa vai lançar a água mineral nas embalagens de 1,5 l e 5 litros, aproveitando o processo de produção já instalado. A médio prazo, o grupo pretende estar com o mix completo, com galões de 20 litros e água gaseificada. É para atender diferentes clientes, explica Moratelli.
Com esse novo produto, o grupo espera fazer um marketing do hotel Aguativa - segundo Neszlinger. Se 1% dos consumidores da água associar o nome do produto ao hotel, será muito bom, avalia. Como o nome é o mesmo, Neszlinger lembra que é dobrada a preocupação com a qualidade e a imagem do produto. O negócio principal do grupo é o hotel. Não posso colocar em risco a imagem do Aguativa.
Por essa mesma razão, Neszlinger afirma não ter pressa para crescer. O novo negócio terá vida própria. A venda da água vai cobrir o investimente e dar lucro, diz. O investimento feito até agora não é alto. Utilizamos água da mina há cinco anos nos dois hotéis, portanto, não dá para avaliar quanto já foi investido. Os gastos futuros também serão de acordo com a demanda por aumento de produção.
A expectativa é boa - diz Moratelli. A tendência é de crescimento do mercado consumidor de água mineral no Brasil. O consumo de água mineral por ano é de 12 litros per capita no Brasil. Na Europa, é de 180 litros. A diferença é muito grande. Já está havendo mudança de hábito no consumidor brasileiro, que começa a beber mais água mineral.
Neszlinger explica que, no mercado de água mineral, não existe fidelidade à marca por parte do consumidor final. Mas o revendedor, o dono de lanchonete, de restaurante, tem a preocupação com a qualidade da água. E o nome Aguativa tem credibilidade.
Como o grupo utiliza a água da mina para consumo dos hóspedes, a Aguativa já tinha licença para exploração do produto, e autorização dos ministérios da Saúde e das Minas e Energia. O controle da qualidade da água é feito por laboratório da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A água é extraída a 180 metros do solo, portanto, é mínimo o risco de contaminação. E a água também passa por um processo de filtragem de impurezas.


