Governo vai mudar regras de crédito para o Pronaf
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de fevereiro de 2000
Hugo Marques
Agência Estado
O governo federal vai mudar o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), dando prioridade aos financiamento de projetos que tenham expectativa de venda de produtos agrícolas. Segundo o secretário de Agricultura Familiar do Ministério de Política Fundiária e Desenvolvimento Agrário, Nelson Borges, o governo também vai incentivar a incorporação de padrões aos produtos agrícolas.
Com a nova política do Pronaf, que deve envolver este ano R$ 3,4 bilhões em empréstimos, o agricultor que tiver expectativa de demanda dos produtos que plantar terá prioridade de financiamento, seja para fornecimento no município ou para exportação. Nelson Borges disse que a idéia é tirar o Pronaf da condição de linha de financiamento e transformá-lo em uma política pública para o meio rural, direcionando o desenvolvimento.
O governo está colhendo informações sobre alguns financiamentos concedidos a pequenos agricultores que plantaram produtos sem nenhuma demanda no município. Há registros também de agricultores que investiram em um mesmo tipo de produto em toda uma região. Na Amazônia, por exemplo, houve excessivo plantio de abacaxi em algumas cidades, sem perspectiva de escoamento da produção.