Curitiba - O governador Roberto Requião (PMDB) deve assinar o decreto para retomar o controle da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entre hoje e amanhã. Segundo o procurador Sergio Botto de Lacerda, a equipe jurídica da Procuradoria Geral do Estado (PGE) estou ontem os termos do decreto, para que o governo do Estado, na condição de acionista majoritário, possa retomar o controle da Sanepar.
O governo tentou negociar com os acionistas minoritários pertencentes ao Consórcio Dominó, que detém 39,7% das ações e reúne as empresas Andrade Gutierrez, banco Opportunity, grupo francês Vivendi e Copel, para romper com o ''pacto de acionistas'', assinado durante o governo anterior.
Os acionistas se recusaram a assinar o distrato do acordo e o governo, agora, promete que vai retormar o controle, via decreto. Segundo o procurador Lacerda, o acordo firmado com os acionistas assegura ao Consórcio Dominó a indicação do diretor-superintendente, do diretor de operações e do diretor financeiro. Os dois últimos são responsáveis, junto com um terceiro diretor, pelo plano de negócios e pelo orçamento anual da Sanepar.
O governador Roberto Requião pretende reverter essa situação o mais rápido possível para que possa fazer a indicação da nova diretoria da empresa. Assim que for assinado o decreto, o governo do Estado vai pedir ao Conselho de Administração para que convoque uma assembléia geral, onde deverá fazer a indicação dos novos diretores. O prazo para esta convocação é de cerca de 15 dias, disse o advogado Pedro Henrique Xavier. Enquanto a questão não se decide pelas vias da negociação, a diretoria da Sanepar, indicada pela gestão anterior, continua na empresa. Os representantes legais das empresas acionistas não quiseram se manifestar sobre o assunto.

mockup