A se­cre­tá­ria de Es­ta­do da Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e En­si­no Su­pe­rior, ­Lygia Pu­pat­to, es­pe­ra que ain­da es­te ano ou­tros ­seis mi­cro-ôni­bus da Ofi­ci­na Vo­lan­te se­jam equi­pa­dos pa­ra aten­der a de­man­da que se ­criou a par­tir do pro­je­to pi­lo­to ini­cia­do em Pa­to Bran­co, no Su­does­te do Pa­ra­ná. Des­ta for­ma, ao in­vés de se des­lo­car de um la­do pa­ra ou­tro, a ­ideia é que ca­da uni­da­de aten­da a uma de­ter­mi­na­da re­gião do Es­ta­do.
  ­Lygia afir­mou on­tem de ma­nhã du­ran­te uma reu­nião em Lon­dri­na que o con­vê­nio pa­ra a aqui­si­ção e mon­ta­gem dos no­vos ôni­bus es­tá sen­do fir­ma­do com o Mi­nis­té­rio da Ciên­cia e Tec­no­lo­gia e que es­pe­ra uma ‘‘res­pos­ta ­positiva’’ ain­da es­te mês. Ca­da uni­da­de mon­ta­da cus­ta­rá em tor­no de R$ 500 mil.
  A se­cre­tá­ria ava­lia que a ex­pe­riên­cia pi­lo­to da Ofi­ci­na Vo­lan­te pro­vou que há uma ne­ces­si­da­de pa­ra es­te ti­po de trei­na­men­to em to­do Es­ta­do. Se­gun­do ela, o ob­je­ti­vo não é ape­nas qua­li­fi­car a mão de ­obra no se­tor de con­fec­ções, mas trei­nar as cos­tu­rei­ras pa­ra que ve­nham a orien­tar no­vas equi­pes ou se tor­nem em­preen­de­do­ras. ‘‘Es­se é um tra­ba­lho de mé­dio e lon­go pra­zos. Que­re­mos in­cen­ti­var es­sas mu­lhe­res pa­ra que mon­tem ­suas pró­prias in­dús­trias, a exem­plo de Pa­to Bran­co, on­de já fo­ram aten­di­das ­mais de 50 pe­que­nas e ­microempresas’’. (E.A.)

mockup