O governo estadual publicou nesta sexta-feira (13) o edital de licitação para as obras de duplicação da PR-445, no trecho de 27 quilômetros, entre o distrito de Lerroville, no extremo sul de Londrina, até a interseção com a BR-376, em Mauá da Serra. A concorrência, no modelo de menor preço, tem custo máximo de R$ 217.311.082,20.

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. | Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) vai receber as propostas até o dia 21 de setembro. A abertura dos envelopes está marcada para o dia seguinte, na sede do DER, em Curitiba. O prazo para a execução das obras será de 18 meses a partir da assinatura de contrato com a empresa vencedora.

Esta será a penúltima etapa de duplicação da PR-445, principal via de ligação entre a região de Londrina à capital e ao porto de Paranaguá. O edital seguinte, trecho de 23 quilômetro entre de Lerroville e Irerê, também será lançado em breve, informou o governo. O primeiro trecho executado foi de Londrina até Irerê. O projeto integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A duplicação da PR-445 é uma das principais reivindicações da sociedade civil de Londrina, representada pela Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, da qual o Grupo FOLHA faz parte. O acesso duplicado para o escoamento da safra e ligação rápida e segura entre as duas maiores cidades do Estado é bandeira da Folha de Londrina, que debate o assunto desde as primeiras edições dos EncontrosFOLHA.

A duplicação prevê implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas. Será implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m ou 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.

“Londrina e a região Norte não podem mais esperar. Estamos lançando o edital da duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville, um investimento incrível de mais de R$ 200 milhões, que traz segurança, agilidade e o potencial para tornar a rodovia, já a principal ligação entre Londrina e Curitiba, em um corredor logístico da região Norte”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Durante visita a Londrina, nesta quinta-feira (12), o governador Ratinho Junior mencionou a construção do Viaduto da Bratislava, obra em andamento que reúne R$ 13,5 milhões em investimentos. A trincheira se localiza no quilômetro 163 da BR-369, em Cambé, e tem previsão de entrega para maio de 2022. “Esse viaduto liga as cidades de Cambé e Londrina e era um grande problema para a cidade. Agora, os usuários vão poder circular por esse trecho com muito mais segurança”, ressaltou o governador. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)