Bra­sí­lia - O go­ver­no não es­tá co­gi­tan­do im­plan­tar a co­bran­ça do Im­pos­to so­bre Ope­ra­ções Fi­nan­cei­ras (IOF) pa­ra ne­nhu­ma mo­da­li­da­de de in­gres­so de ca­pi­tais, prin­ci­pal­men­te pa­ra apli­ca­ção em tí­tu­los pú­bli­cos, afir­mou on­tem o mi­nis­tro da Fa­zen­da, Gui­do Man­te­ga. ‘‘Exis­te a en­tra­da de ca­pi­tal, mas es­sa en­tra­da é vis­ta co­mo fa­to ­positivo’’, afir­mou. Es­se mo­vi­men­to de ca­pi­tais de­mons­tra que o Bra­sil é um ­país se­gu­ro, na ava­lia­ção de Man­te­ga.
  Ele in­sis­tiu que o mi­nis­té­rio da Fa­zen­da não con­si­de­ra que, nes­te mo­men­to, a co­bran­ça do IOF se­ja ne­ces­sá­ria. Os re­cur­sos ex­ter­nos, co­mo ex­pli­cou, es­tão di­re­cio­na­dos à Bol­sa de Va­lo­res ou pa­ra in­ves­ti­men­tos di­re­tos, o que é con­si­de­ra­do um mo­vi­men­to sau­dá­vel. Man­te­ga de­fen­deu o in­gres­so de ca­pi­tais pa­ra a Bol­sa por­que se tra­ta de um vo­lu­me de re­cur­sos que fa­ci­li­ta­rá a rea­li­za­ção de ­IPOs (aber­tu­ra de ca­pi­tal) por par­te de em­pre­sas bra­si­lei­ras. ‘‘Em bre­ve, as em­pre­sas po­de­rão re­to­mar as ­IPOs’’, dis­se ao se re­fe­rir à opor­tu­ni­da­de de as em­pre­sas apro­vei­ta­rem ‘‘es­se di­nhei­ro ­barato’’ pa­ra fa­zer no­vas emis­sões.
  O mi­nis­tro co­men­tou, ain­da, que o flu­xo de re­cur­sos que se­gue pa­ra a ren­da fi­xa é bai­xo. ‘‘Não jus­ti­fi­ca­ria nes­te mo­men­to a im­plan­ta­ção do IOF, dis­se Man­te­ga. Es­ta se­ma­na, o Ban­co Cen­tral di­vul­gou que in­gres­sa­ram até o dia 26 de ­maio a so­ma de US$ 811 mi­lhões pa­ra apli­ca­ções fi­nan­cei­ras de ren­da fi­xa e ou­tros US$ 2,3 bi­lhões pa­ra a Bol­sa.

mockup