Brasília- O governo lançou oficialmente ontem o Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária (gripe aviária) com um almoço com pratos preparados à base de carne de frango, do qual participaram o presidente Lula e ministros como Roberto Rodrigues (Agricultura), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) e Paulo Bernardo (Planejamento).
O Brasil não foi afetado pela doença, que atingiu cerca de 50 países, principalmente na Ásia e na Europa. Mas, com o almoço, o governo quis reforçar que a carne de frango cozida não apresenta perigo, já que o vírus não resiste a altas temperaturas.
''O que quisemos demonstrar, cabalmente, à sociedade brasileira é que o Brasil é um país distante dos centros de origens da influenza aviária'', afirmou Rodrigues.
Lula reclamou das declarações ''alarmistas'' e das ''bobagens'' ditas sobre a gripe aviária, assegurando que o governo se prepara desde 2003 na prevenção contra o vírus. ''É como se estivéssemos nos preparando para uma guerra'', avaliou. ''Montamos a nossa tática e sabemos que o inimigo vem por ali, vai vir acolá. Temos tudo preparado. Ele pode vir por outro lugar, mas se ele vir por onde a gente está preparado, vamos combatê-lo e vamos vencê-lo.''
Elaborado com a participação da iniciativa privada, o plano anunciado hoje não apresenta novidades em relação ao texto que permaneceu por 30 dias no site do Ministério da Agricultura para consulta pública.
O principal ponto do plano é o controle do trânsito de aves entre os Estados. ''A partir de agora, o trânsito só é permitido entre estabelecimentos que tenham certificação livre da gripe. Os estabelecimentos terão de fazer exames periódicos'', disse o coordenador de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Marcelo Motta.
O órgão responsável pela certificação é o ministério. Além disso, o ministério vai cadastrar as granjas do país para implementar um sistema de vigilância.
Um Estado com avicultura industrial mais desenvolvida e que comprove ao ministério que consegue identificar mais rápido a doença pode restringir a entrada de aves de outros Estados.
O vice-presidente técnico científico da UBA (União Brasileira de Avicultura), Ariel Mendes, informou que avicultores de Santa Catarina devem se reunir na terça para discutir essa questão.
Se for detectada a presença do vírus da gripe aviária no Brasil, será necessário realizar exames laboratoriais para o trânsito interestadual de aves. A intenção é evitar que as aves transportem o vírus de um Estado para outro.
O ministério diz que o plano descreve as ações que serão tomadas caso seja identificada a presença da gripe aviária. Segundo Rodrigues, a entrada do vírus por aves migratórias é quase nula no momento, já que as rotas que passam pelo Brasil vêm da América do Norte e a migração acontece no inverno americano.''Porém os resultados da doença nos outros países já alcançaram o Brasil. Os preços despencaram e há um reflexo negativo enorme na cadeia produtiva.''
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) decidiu reduzir a produção em 25% após a retração nas exportações. O Brasil é o maior exportador do produto - receita de US$ 3,5 bilhões em 2005.

mockup