São Paulo - O vice-presidente da República, José Alencar, disse ontem que o governo estuda a possibilidade de implementar um programa similar ao Moderfrota (concedido ao setor agrícola) para estimular os setores industrial e de máquinas e equipamentos. ''Estamos querendo fazer o Moderindústria e o Modermáquinas porque precisamos estimular outros setores de nossa economia'', afirmou, durante entrevista coletiva na Câmara Americana de Comércio (Amcham).
Alencar disse que, graças ao Moderfrota - programa do governo federal que disponibiliza financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao setor agroindustrial, com taxas e prazos mais atrativos, para a modernização da frota de tratores agrícolas, implementos e colheitadeiras -, a agricultura vem obtendo resultados expressivos. ''Isso porque houve recursos de financiamento em tempo hábil, a taxas de 8,75% ao ano'', argumentou.
Na entrevista, o vice-presidente voltou a criticar as elevadas taxas de juros. ''A taxa básica real praticada pelo País, na rolagem de sua dívida, não pode passar de 3% real ao ano. E, mesmo assim, será o dobro da média praticada por cerca de 40 países.''

mockup