Governo deve descartar apagão em agosto
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de julho de 2001
Agência Folha De Brasília
Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste e do Nordeste deverão chegar ao final deste mês com uma situação melhor do que a estimada inicialmente pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), quando o racionamento de energia foi lançado pelo governo.
A informação é do próprio órgão, que reviu a estimativa inicial com base nos dados da hidrologia e da redução do consumo de energia elétrica. Se isso ocorrer, o governo deve descartar a possibilidade de apagão em agosto.
O desvio com relação à curva de acompanhamento da energia armazenada, que hoje está em 1,8 ponto percentual no Sudeste/Centro-Oeste, deverá chegar a 3,02 pontos percentuais em 31 de julho. No Nordeste, o desvio também deverá ser positivo em 0,3 ponto percentual.
De acordo com a revisão, os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste deverão terminar o mês com 27,32% da capacidade, contra 24,3% previstos anteriormente. No Nordeste, os reservatórios deverão chegar a 20,85% da capacidade, contra uma estimativa inicial de 20,5%.
De 1º de julho até ontem, a economia no consumo de energia no Sudeste/Centro-Oeste foi de 22,3%, no Nordeste, de 21,9%, e no Norte, de 9,3%. O nível atual dos reservatórios, segundo dados da 0h de ontem, estão em 27,7% (SE/CO), 22,81% (NE), 67,98% (N) e 93,77% (S).
Com a recuperação do nível dos reservatórios nas regiões hoje sob racionamento Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste os Estados do Sul ficam ainda mais distantes de qualquer plano de contenção de consumo, a não ser o programa espontâneo de racionalização que está em vigor.