O Ministério da Agricultura implantará dentro de 60 dias a Agência de Defesa Agropecuária. O projeto já está sendo estudado por membros do ministério que devem encaminhar a proposta ao Ministério da Casa Civil dentro de 30 dias. Um dos principais trabalhos da Agência será descentralizar o programa de defesa animal e vegetal, disse ontem o ministro da Agricultura, Francisco Turra.
O secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luiz Carlos de Oliveira, explicou que os estados devem receber este ano cerca de R$ 79 milhões para os programas de controle de doenças animais e vegetais. O perfil da Agência ainda não está definido.
Duas propostas estão sendo estudadas. A primeira é a transformação de toda secretaria de Defesa na Agência, que se tornaria uma autarquia com orçamento próprio. A segunda proposta seria a manutenção de um núcleo estratégico de defesa na secretaria, e a transferência de todo o corpo operacional para o novo órgão. ‘‘Definiremos isto dentro de 30 dias para então encaminharmos o projeto para a Casa Civil para sua implantação dentro do prazo de 60 dias’’, disse o secretário.
Agronegócio O ministro da Agricultura garantiu que
dentro 45 dias o ministério estará implantando um outro órgão, a Agência de Desenvolvimento do Agronegócio. Segundo o ministro esta Agência permitirá a definição de estratégias par abastecer melhor o mercado brasileiro e ampliar os trabalhos de conquista de novos mercados. ‘‘A Agência será um elo entre o produtor e o mercado’’, disse Turra.
Turra adiantou que dentro dos próximos dias começará o repasse de recursos para os estados pertencentes ao Circuito Pecuário Centro-Oeste para os trabalhos de sorologia, previsto no cronograma de erradicação da febre aftosa.

mockup