A operadora de televisão a cabo Globocabo anunciou ontem um rigoroso plano de redução de gastos, devido ‘‘ao atual cenário econômico’’ do País, que inclui, entre outros, o corte de 20% de seu pessoal. ‘‘A partir de hoje será aplicado um programa de demissão que atinge todos os níveis hierárquicos, e que deverá reduzir em aproximadamente 20% o número de funcionários’’, informou a Globocabo em uma nota pública. A imprensa prevê a demissão de 1.200 pessoas.
A empresa espera reduzir em 10% seus custos anuais, equivalentes a 100 milhões de reais, e para isso aplicará uma redução na contratação de infra-estrutura, nos custos fixos e no número de empregados. Este ‘‘rigoroso programa de redução de custos’’ foi adotado em virtude do ‘‘atual cenário e, em especial, da desvalorização cambial e da desaceleração no crescimento econômico’’.
Além da forte crise energética, que afetará o crescimento do país este ano, o real se desvalorizou fortemente em 2001, perdendo 27% nos primeiros seis meses do ano. A Globocabo, que é uma das principais distribuidoras de conteúdo das Organizações Globo, serve 6,4 milhões de residências no Brasil, e está presente em todas as capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
‘‘Um conjunto de medidas que adotaremos deve preservar a empresa neste cenário adverso, mantendo a mesma qualidade de seus serviços e assegurando condições para retomada do crescimento tão logo o cenário se reverta’’, finaliza a nota oficial distribuída pela empresa ontem.

mockup