Associativismo. Os produtores têm que se unir às suas entidades: sindicato, federação e cooperativa. E, individualmente, têm que ser profissionais, eficientes. Esta é a receita de Elísio Devortolli, produtor de leite na Província de Santa Fé, para os produtores (de leite e grãos) que queiram conviver com a globalização da economia. Devortolli esteve ontem em Londrina, coordenando um grupo de produtores argentinos que, a convite da Faep e do Senar, está visitando o Paraná.
Diretor da Sancor, poderosa cooperativa de leite da Argentina, Devortolli disse que os argentinos começaram a se preparar em 1991 para a nova ordem do mercado. Ele acha que a concorrência não está entre os vizinhos; o desafio da concorrência é extrabloco e que os países do Mercosul têm que somar conhecimentos e força.
Escala A produção em escala é fatal. A Argentina ainda passa por este processo. A Sancor é um exemplo: em 1975, tinha 14 mil filiados; em 1985, 10 mil e, atualmente, 3.700 produtores. Porém, o aumento da produção ocorreu em razão inversamente proporcional. Permaneceram na atividade os que buscaram eficiência. A fazenda de Devortolli produz 10 mil litros/dia e em cinco anos projeta uma produção de 18 mil litros/dia. Entre os produtores do grupo que está no Brasil, ninguém produz menos de mil litros/dia. Devortolli dirige uma fundação, da cooperativa, que tem a finalidade única de treinar mão-de-obra e capacitar gerentes, que são os próprios produtores. A gerência é mais importante que a técnica de produção no campo.
Os argentinos estiveram ontem na Confepar, no Sindicato Rural, no parque de exposição Ney Braga e no Iapar. No Sindicato ouviram o presidente da entidade, Edilson Ponti; no Iapar, o coordenador de Difusão, Marcos Valentin Ferreira Martins e o pesquisador Humberto Codagnoni. A visita começou pelo frigorífico de frangos da Coopavel, na segunda-feira.
Faep/Senar Os argentinos retribuem uma visita de lideranças brasileiras, promovida pela Faep e Senar, na semana passada. O economista Adilson Ricardo, da Faep, que fez parte do grupo que esteve na Argentina, destaca o nível de profissionalização atingido pelos parceiros do Mercosul.
A Faep e o Senar estão promovendo essas visitas para atualizar os produtores. Essas excursões profissionais serão implementadas e vão incluir outros produtos e serão feitas dentro do próprio País. A idéia é conhecer outras experiências, dentro e fora do País. Quem faz parte do grupo repassa informações para outros produtores.César AugustoIntercâmbioArgentinos no Iapar, ontem: busca de informações e retribuição de visitaOswaldo Petrin

mockup