Rio de Janeiro A Petrobras reduz hoje, em 11,7%, o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso comercial e industrial. A redução será provocada pelo fim da cobrança do adicional de importação sobre os produtos, de acordo com o diretor de Abastecimento da empresa, Rogério Manso. O consumidor residencial, que compra botijão de 13 quilos, terá de esperar um pouco mais para ter o produto mais barato.
Segundo Manso, o preço do gás para uso residencial ainda está abaixo da cotação internacional. Ele disse que o preço do botijão pode cair em junho, se a tendência de queda do dólar e do petróleo for mantida. Este produto teve seu preço reduzido em 12,4% em agosto último, por determinação do governo federal, o que criou a diferença entre os valores de venda para cada mercado (doméstico e industrial e comercial).
No fim do ano, após negociação com as distribuidoras de GLP, a estatal incluiu no preço do produto para uso comercial e industrial - que representa a parcela importada do combustível - um adicional onde cobrava o custo das compras no exterior. ''Agora não cobraremos mais o adicional'', informou Manso, explicando que a eliminação da cobrança será responsável pela queda do preço.
O presidente da Federação dos Revendedores de GLP (Fergás), Álvaro Chagas, disse que a preocupação da revenda é com o tamanho do repasse que será feito pelas distribuidoras. ''Na última redução, no início do mês passado, não houve o repasse integral'', afirmou. Segundo ele, a diferença entre o preço do gás residencial e o industrial foi reduzida para entre 10% e 14%. O objetivo da Petrobras é igualar novamente os dois preços.
A expectativa no mercado de GLP é de que o preço do gás para uso residencial seja reduzido antes de junho. A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, já montou um grupo para estudar os gargalos neste mercado e definir uma nova política de preços.
Rogério Manso confirmou que os porcentuais de redução que serão aplicados no preço da nafta petroquímica e do querosene de aviação serão de 33% e de 21,7%, respectivamente. Os novos preços também começam a vigorar amanhã.

mockup