Gás do PR ainda não é comercializável
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Agência Estado, do Rio 
Arquivo FolhaAchadoO presidente da Petrobrás, Joel Rennó: Continuaremos os estudos para verificar o potencial da regiãoO presidente da Petrobras, Joel Mendes Rennó, disse ontem que ainda é muito cedo para afirmar que a empresa fez uma descoberta comercial que permita a exploração de gás na Bacia do Paraná. Ele se referia ao anúncio, feito na terça-feira passada (dia 25), sobre os índícios de existência de gás natural no poço Barra Bonita nº 1, no município de Pitinga, a 300 Km de Curitiba.
Os testes realizados mostraram uma capacidade de produção de 87 mil metros cúbicos diários de gás natural, na primeira descoberta desse produto naquela região. Continuamos trabalhando na área mas não podemos dizer ainda que se trata de uma descoberta de comercialização viável, disse. Apesar disso, o presidente da estatal considera a descoberta interessante e animadora, por isso continuaremos a aprofundar esse poço e perfurar outros para verificar a potencialidade de gás na região.
Joel Rennó explicou que a Petrobras está explorando várias bacias onde existem indícios da existência de hidrocarbonetos (petróleo e gás), que são difíceis e complexas. Essas bacias se localizam nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre (Bacia Paricis) e Paraná, onde existe uma geologia sedimentar complexa. A Bacia do Paraná é formada por uma camada de basalto (rocha vulcânica), que dificulta a análise do que está abaixo dela.
Segundo o presidente da Petrobras, devido à profundidade - são 3.441 metros - e ao pequeno volume de gás encontrado na Bacia do Paraná, o poço de Barra Bonita ainda não é comercializável. Não podemos dizer que se trata de uma descoberta efetiva, enfatiza. Existem bons indícios que estão nos levando a trabalhar mais para provar se é ou não uma descoberta comercial e esse é o ponto.
Rennó disse que será preciso trabalhar mais na área de Pitinga para, dentro de dois ou três meses, se ter uma idéia melhor do volume de gás existente na região e a viabilidade econômica de explorar aquela bacia. Se os testes derem resultado positivo, a Petrobras não terá problemas em perfurar um poço tão profundo. Na própria Bacia de Campos temos produção de gás a mil metros abaixo da linha dágua e a mais de dois mil e tantos metros abaixo, explicou Rennó.
Segundo o assessor da superintendência executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Paulo Coletti, as maiores reservas comprovadas de gás natural no Brasil estão localizadas na Bacia de Campos (62 bilhões de metros cúbicos), Bahia (30,6 bilhões) e no Amazonas (28,8 bilhões).


