Rio - O gás de cozinha ficou mais caro a partir da zero hora desta quarta-feira, 11. A Petrobras anunciou que vai aumentar em 12,9% o GLP vendido em botijões de até 13 kg. "O porcentual de reajuste foi calculado de acordo com a política de preços divulgada em junho e reflete, principalmente, a variação das cotações do produto no mercado internacional", informou a estatal, em comunicado.
Segundo a empresa, o aumento ao consumidor dependerá do repasse das distribuidoras e revendedores, mas, se o aumento for repassado integralmente, a estimativa é de que o preço do botijão possa ser reajustado, em média, em 5,1% ou cerca de R$ 3,09 cada.
Para o Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo), o aumento do preço divulgado pela Petrobras nas refinarias pode afetar bem mais o bolso do consumidor: entre 7,8% e 15,4% de reajuste, dependendo do local do suprimento. A entidade afirmou que a correção aplicada não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional e, com isso, o combustível registra uma defasagem de 6,08% em relação ao preço do produto importado.