Benê Bianchi
De Londrina
O diretor-industrial da Garoto, Paulo Antolini, esteve ontem em Londrina e informou que os ovos de Páscoa Baton interditados anteontem na cidade representam 0,1% de toda a produção de Páscoa da fábrica. ‘‘É a produção de um dia e uma noite de um total de oito meses de trabalho’’, afirmou.
Dois lotes do produto – o 514 e 515 – foram interditados pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) por estarem com uma diferença para baixo de 11 gramas, em média, do peso indicado na embalagem (240 gramas). Os produtos foram apreendidos nas Lojas Americanas do Shopping Catuaí (446 unidades) e no Carrefour (108).
Segundo o diretor, que veio de Vitória (ES) especialmente para resolver o problema, os ovos voltarão para a fábrica para correção do peso. Ele acredita que possa ter ocorrido uma variação na balança no momento da pesagem, na fábrica. ‘‘100% de nossos ovos são pesados individualmente’’.
Antolini informou que a Garoto reconhece o problema com os lotes e, provavelmente, tenha que pagar uma multa pelo erro, que pode variar de R$ 200 a R$ 750 mil. ‘‘Confiamos muito no trabalho do IPEM, que sempre foi muito correto, tanto que conseguiu detectar uma falha que ocorreu em 0,1% de nossa produção’’, afirmou o diretor. Segundo ele, a Garoto não teve problemas semelhantes em outras localidades do país.
O trabalho do IPEM de fiscalização dos ovos de Páscoa continuou ontem. O fiscal metrológico Marcelo Trautwein disse que foram visitados quatro estabelecimentos. Num deles, o produto estava sendo comercializado sem a indicação do peso e procedência na embalagem. ‘‘O comerciante se prontificou a corrigir o problema imediatamente, mas sofreu um auto de infração e tem 15 dias para se defender’’. O nome do estabelecimento não foi divulgado.
Outro problema detectado envolve um produto de marca bastante conhecida, que foi recolhido para exames. O nome também não foi divulgado pelo Instituto. Trautwein esclareceu que o nome da Garoto foi informado porque um diretor da empresa acompanhou a fiscalização e reconheceu o problema do peso. No caso da apreensão ontem de produto de uma marca conhecida, o fiscal informou que a empresa será convidada para presenciar a perícia.