Genebra Apesar da crise política no Brasil, dois ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva participam hoje e amanhã de um ''retiro'' no Paquistão para pensar a estratégia dos países emergentes nas negociações agrícolas da Organização Mundial do Comércio (OMC). O chanceler Celso Amorim e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participam a partir de hoje da reunião do G-20, bloco formado pelo Brasil, Índia, Argentina, China, Paquistão e outros países em desenvolvimento.
O objetivo da reunião seria estabelecer qual será a estratégia do bloco para a próxima fase da negociação da OMC, que será iniciada na semana que vem em Genebra e terá de conduzir a organização para um acordo até a reunião ministerial em Hong Kong, no fim do ano.
O problema é que o encontro do G-20 no Paquistão havia sido pensado antes do fracasso da OMC em obter um primeiro rascunho desse acordo, em julho. Sem sinais de flexibilidade por parte de americanos e europeus, o G-20 não deverá por enquanto apresentar uma nova proposta à OMC de cortes de tarifas ou de redução de subsídios. ''As idéias que existem hoje na mesa de negociações foram todas propostas pelo G-20 e agora a bola está no campo dos países desenvolvidos '', afirmou um experiente embaixador do G-20.
Os ministros serão levados para Bhurban, a cerca de 100 KM da capital e vão ficar isolados para poder montar a estratégia negociadora. As propostas do G-20, por enquanto, apontam para um corte profundo em subsídios domésticos nos países ricos, a eliminação dos subsídios à exportação e uma redução nas tarifas de importação para produtos agrícolas nos mercados desenvolvidos.
Além da reunião no Paquistão, um encontro fundamental para definir o futuro da rodada ocorre em Paris ainda neste mês, possivelmente no dia 22. A reunião contará apenas com os quatro peso pesados na negociação: Brasil, Índia, A União Européia e os Estados Unidos. Para analistas, se houver um entendimento ou pelo menos uma aproximação das posições entre esses quatro governos, as negociações podem avançar entre os 148 países que formam a OMC.

mockup