O Futurecom 2000 será aberto hoje, às 20 horas, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. O evento contará com um seminário internacional com painéis de profissionais de telecomunicações e um ‘‘Business Trade Show’’ para expor novos produtos e tecnologias durante quatro dias.
Os objetivos do Futurecom são promover as telecomunicações brasileiras e internacionais com ênfase nos aspectos mercadológicos, no desenvolvimento sócio-econômico e na integração dos blocos econômicos regionais; proporcionar oportunidades de desenvolvimento de relações de negócios entre empresas, clientes e profissionais de telecomunicações, além de debater as relações regulatórias da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as instituições representativas da sociedade e empresas operadoras.
Neste ano, o evento vai contar com a participação de 120 empresas e a presença de cerca de quatro mil dirigentes e profissionais do setor de telecomunicações de mais de 20 países. Entre os participantes, destacam-se o ministro das Comunicações, João Pimenta da Veiga Filho, e o presidente da Anatel, Renato Navarro Guerreiro.
Até a próxima sexta-feira, serão debatidos temas como negócios e serviços; suporte operacional, tecnologias sem fio e com fio, regulamentação do setor, investimentos e recursos humanos.
Os coordenadores dos painéis serão os jornalistas Ethevaldo Siqueira e Mirian Leitão, diretor da Promon, Raul Antonio Del Fiol; vice-presidente do grupo Algar, Dilson Dalpiaz Dias; publisher da Consumidor Moderno, Roberto Meir; diretor geral da Cisco Systems, Carlos Roberto Carnevali; o presidente da Via Networks, Roberto Dannenberg e o presidente da Telebrasil, Cleófas Ismael de Medeiros Uchôa.