France Presse
De Nova York
A fusão entre o provedor de acesso à Internet America Online (AOL) e o gigante das telecomunicações Time Warner, anunciada ontem e estimada em US$ 350 bilhões, é a primeira do mundo a atingir uma cifra tão alta, informou o comunicado oficial da fusão.
‘‘(Esta fusão) criará a primeira imprensa jornalística e de comunicação no mundo para o século da Internet’’, informaram os dois grupos que, após a fusão, formarão uma sociedade que se chamará AOL Time Warner. O volume de negócios combinado dos grupos supera US$ 30 bilhões.
‘‘Esta empresa única será a primeira do mundo a fornecer informação, serviços de comunicação e entretenimento’’, a partir de diferentes plataformas de mídia. A fusão destes dois grupos reunirá a ampla gama de produtos da Time Warner e seus sistemas de comunicação com as infra-estruturas e tecnologia da America Online, que se autodenomina ‘‘a primeira marca na Internet para o usuário’’.
AOL Time Warner estará em condições de desenvolver rapidamente mídia on-line. Este novo grupo fornecerá ‘‘uma nova plataforma de distribuição de banda de longo alcance para os serviços interativos do AOL’’, graças ao lugar ocupado pela Time Warner, que disputa o primeiro lugar como operadora de cabo nos Estados Unidos junto à ATT.
Além disso, a fusão dos dois grupos lhes dará maiores chances para captar recursos de publicidade. Desta forma, o novo grupo estará em boa posição em uma vasta rede de atividades com empresas jornalísticas, Internet e televisão com AOL: CompuServe, Netscape (adquiridos em 1998 pela AOL) ou as marcas do grupo Time Warner (Warner Bros., Time, CNN, Sports Illustrated, People, HBO, TBS, TNT, Cartoon Network, Digital City, Warner Music Group, Spinner, Winamp, Fortune, Entertainment Weekly e Looney Tunes).
O acordo, aprovado por unanimidade pelos dois conselhos administrativos, prevê que os títulos da Time Warner e do AOL se tornarão ações AOL Time Warner. Os acionistas da AOL receberão uma ação do novo grupo por uma parte já em seu poder, e controlarão 55% do total. Os acionistas da Time Warner receberão 1,5 título da AOL Time Warner por cada ação em seu poder.
O atual presidente diretor-geral do AOL, Steve Case, será presidente do AOL Time Warner, enquanto seu colega da Time Warner, Geral Levin, será seu diretor-geral. Ted Turner, vice-presidente da Time Warner, que detém 9% da empresa, será vice-presidente.