A Furukawa Industrial S.A., multinacional japonesa instalada no País há 25 anos, manteve o curso dos investimentos programados e vai inaugurar, no dia 14, a maior fábrica de cabos ópticos da América Latina. Localizada na Unidade Industrial de Curitiba, no Paraná, essa planta, anexa à fábrica já existente da Furukawa, recebeu US$ 30 milhões em invenstimentos. Seus produtos serão destinados ao mercado das operadoras de telecomunicações e televisão a cabo, além de companhias de comunicação de dados. A Furukawa atua ainda em São Paulo e Lorena (SP) e possui unidades de negócios em todo o País.
Essa nova unidade da Furukawa representa um grande passo na evolução dos sistemas de comunicação por cabos ópticos no Brasil. A fábrica adota modernas concepções de produção de cabos ópticos a partir de máquinas, equipamentos e, sobretudo, conceitos de última geração.
No processo produtivo, a empresa não deixou de lado a preocupação com o conforto dos empregados. Sistemas de ventilação, iluminação e piso, sem precedentes no País, foram instalados nessa nova fábrica, que dispõe ainda de ginásio de esportes com 2,4 mil metros quadrados, para uso de empregados e também da comunidade local. Para a Furukawa, isso apenas reforça a meta de manter uma imagem institucional bastante arraigada à cultura regional dos locais próximos às suas instalações.
A empresa possui filial em Curitiba desde 1977 e, com essa ampliação, pretende também elevar seu quadro de pessoal em Curitiba, para algo em torno de 800 pessoas.