As previsões de especialistas são que 2001 será um bom ano para as aplicações de renda variável. E, tudo indica, mais ainda para uma das poucas aplicações que tiveram sucesso neste setor no ano passado, os fundos da Petrobras. Os fundos da Petrobras com recursos do FGTS renderam, desde agosto até 22 de dezembro, 38,88%; e com recursos próprios, 39,37%, segundo a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid).
Até fevereiro, quem investiu com o FGTS só poderá retirar o dinheiro nas mesmas condições do Fundo de Garantia, e ainda com a perda do ganho obtido com o desconto de 20% na compra das ações, o que em grande parte levou a esse rendimento.
De 17 de fevereiro a agosto, será possível encerrar a aplicação ou transferir os recursos para um fundo carteira livre, garantindo ainda a metade do desconto. No saque após 17 de agosto, haverá o desconto total de 20% na compra das ações, incorporado ao rendimento já acumulado. Quem investiu com recursos do FGTS não poderá sacar os rendimentos após o fim da aplicação, pois o montante retorna ao Fundo de Garantia.

mockup