Funcionários paraguaios de Itaipu protestam
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de janeiro de 2000
Emerson Dias
De Foz do Iguaçu
Especial para a Folha
Cerca de 2 mil funcionários paraguaios da Itaipu Binacional, incluindo o pessoal registrado e os contratados, fizeram uma paralisação na manhã de ontem, protestando contra a saída de 100 vigias, demitidos depois que a diretoria paraguaia da usina resolveu terceirizar o serviço de segurança.
Segundo um dos representantes sindicais, Blas Cañete, está prevista a demissão de outros 120 funcionários.Cerca de 50 técnicos de manutenção civil e 70 copeiros devem ser os próximos. Outras 100 pessoas do serviço de limpeza ainda não fecharam acordo com a empresa sobre os seus benefícios sociais.
O protesto começou anteontem, quando os demitidos fecharam a entrada da usina. A saída desse pessoal está ligada diretamente à terceirização de alguns serviços que antes eram de responsabilidade da usina.
A Polícia Nacional do Paraguai foi chamada para evitar confrontos, mas não foram registradas ações violentas. Técnicos brasileiros da Itaipu disseram que mesmo com a paralisação, a geração de energia para os dois países não foi afetada.