Curitiba- Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais, localizada na Região Metropolitana de Curitiba, podem paralisar hoje as atividades em apoio aos funcionários da montadora de São Bernardo do Campo (SP). De acordo com estimativas do Sindicato do ABC, a companhia já enviou cerca de 1.800 cartas avisando que os metalúrgicos serão demitidos a partir de 21 de novembro, data na qual acaba o acordo de estabilidade de emprego na unidade de São Paulo.
O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba realiza hoje às 14h15 uma assembléia na porta da fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais para definir qual estratégia será adotada no Paraná. A proposta do sindicato é realizar paralisações de uma hora em cada turno todos os dias enquanto durar a paralisação em São Paulo. O movimento seria realizado em repúdio ao anúncio das demissões em massa em São Paulo. Hoje, a fábrica do Paraná opera em três turnos.
A unidade do Paraná produz 810 carros por dia. Caso seja aprovada a paralisação de uma hora em cada turno, deixariam de ser fabricados cerca de 100 carros por dia. A fábrica de São José dos Pinhais tem hoje 3.800 funcionários, sendo 2.600 na linha de produção.
No Paraná, não devem ocorrer demissões até dezembro, porque, segundo o sindicato, haveria encomendas para manter a produção no nível normal. A partir do início do próximo ano, a empresa deve mandar embora cerca de 900 pessoas, suspender o terceiro turno de trabalho e reduzir a produção para 550 veículos por dia.

mockup