FTC aprova fusão entre Time Warner e AOL
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de dezembro de 2000
Agência Estado De Washington 
A Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos aprovou ontem, por unanimidade, a fusão entre a America Online (AOL) e a Time Warner, avaliada em US$ 111 bilhões. A Comissão passou meses negociando concessões com as duas empresas, a fim de garantir que a fusão não prejudicasse a competição no setor de conteúdo e acesso à Internet. A fusão, que já havia recebido aval da União Européia, depende agora da aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC), que planeja se pronunciar no final do ano.
Entretanto, o maior obstáculo era mesmo a FTC, que desejava assegurar a competitividade no mercado e temia que a combinação da maior empresa de Internet do país com uma das mais populares empresas de mídia do mundo dominassem o cenário, impedindo a sobrevivência de empresas concorrentes, o que representaria um atraso nos avanços do setor.
Uma das principais preocupações da FTC era em relação ao uso das linhas de cabo da Time Warner para acesso em alta velocidade à Web. A Comissão exigiu que a Time Warner cedesse as redes a outros provedores de acesso, de forma que os usuários tenham liberdade de escolha. Apesar das dúvidas de alguns integrantes da FTC, a fusão acabou sendo aprovada por 5 votas a 0 na reunião desta tarde.


