Frigoríficos brasileiros retomam vendas ao Carrefour
Decisão ocorreu após carta de retratação do diretor-presidente da multinacional francesa, Alexandre Bompard, reconhecendo a qualidade da agroindústria brasileira
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de novembro de 2024
Decisão ocorreu após carta de retratação do diretor-presidente da multinacional francesa, Alexandre Bompard, reconhecendo a qualidade da agroindústria brasileira
Agência Brasil
O fornecimento de carne para o Carrefour foi retomado. Comunicou a empresa francesa aos acionistas, nesta terça-feira (26). Com isso, a rede espera a normalização do reabastecimento nos próximos dias.
A retomada veio depois que o diretor-presidente do Carrefour, Alexandre Bompard, pediu desculpas por dizer que não compraria mais carne do Mercosul. O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil informou que recebeu formalmente uma carta de retratação.
Ela veio após frigoríficos brasileiros anunciarem um boicote à rede de supermercados.
Em nota, a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) disse que recebeu com satisfação o pedido de desculpas. A entidade espera que, com isso, as operações da rede francesa sejam restabelecidas.
Por nota, a Abiec (Asssociação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) disse ter recebido o pedido de desculpas “com satisfação”. “A agroindústria no Brasil recebe com satisfação o pedido de desculpas e o reconhecimento da excelência do produto e do produtor brasileiro por parte do CEO Global do Carrefour, Alexandre Bompard. Esperamos que, com isso, as operações da rede francesa sejam restabelecidas.
A nota também defendeu os padrões de qualidade da agroindústria brasileira. “A agroindústria brasileira é destaque no mundo e atende aos mais altos padrões de qualidade, sanitários e ambientais dos mercados mais exigentes globalmente. A defesa enfática do setor será sempre o nosso foco. A agro indústria brasileira é exemplo de produtividade e compromisso absoluto com o consumidor, esteja ele no Brasil ou em qualquer outro país do mundo.
Na manhã desta terça, o Carrefour publicou um comunicado no site internacional afirmando que a maior parte dos produtos vendidos no Brasil é de produtores brasileiros e assim deve continuar. A empresa disse que “melhor do que ninguém, reconhece os padrões da carne brasileira, a alta qualidade e o sabor”. Ainda segundo o comunicado, é na França que quase toda carne vendida será a produzida por pecuaristas franceses.
A confusão começou porque o diretor-presidente do Carrefour disse que não venderia mais carne do Mercosul. A mensagem, publicada na rede social dele, era endereçada aos produtores franceses, que são contra o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Com a mensagem polêmica, a empresa queria tranquilizá-los.