Franquias terão crédito do BNDES
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de janeiro de 2000
Agência Estado
De Brasília
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai lançar a partir de fevereiro uma linha de crédito de R$ 300 milhões para o financiamento de franquias no País, segundo o secretário de Política Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Hélio Mattar. As empresas interessadas poderão obter os financiamentos junto aos agentes financeiros do BNDES para até 70% do valor da franquia. Os juros e as condições de pagamento ainda estão em fase de definição, conforme Mattar.
O BNDES vai adotar o sistema conhecido como rating, em que não apenas o empreendedor, mas também o dono da franquia será avaliado para a liberação do crédito. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) está preparando uma avaliação das franquias existentes no País, para que os bancos avaliem os riscos e ofereçam diferentes taxas de spread (taxa cobrada pelo banco para intermediar a operação).
De acordo com Mattar, apenas 26% das micros e pequenas empresas brasileiras sobrevivem após os cinco primeiros anos, enquanto que, do total de empresas do sistema de franquias, 90% sobrevivem depois do mesmo período. Essas empresas iniciam o negócio com mais segurança, porque além de possuirem a vantagem do preço e da marca, necessitam de uma avaliação do mercado, disse. Segundo dados da ABF, há no País atualmente 845 redes de franquias, que totalizam 43.003 unidades, incluindo franqueadores e franqueados.
As franquias, de acordo com uma pesquisa realizada no ano passado pela ABF, são responsáveis por 350 mil empregos diretos e 700 mil empregos indiretos. A ABF estima que cada unidade seja responsável por 7 postos de trabalho. Desde 1997, o número de franquias no País quase dobrou. Nesse ano, havia 28.240 unidades franqueadas no Brasil, que saltaram para 45.003 no ano passado.