Mais de 1,5 mil pessoas estão inscritas na 7 Conferência Mundial de Pesquisa de Soja, 4 Conferência Internacional de Processamento e Utilização de Soja e 3º Congresso Brasileiro de Soja que ocorrerão, simultâneamente, entre hoje (29 de fevereiro) e 5 de março, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu (região Oeste). O megaevento será aberto às 19h30 na presença do ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, do governador do Paraná Roberto Requião (PMDB), autoridades estaduais e federais.
Segundo o presidente do evento, Flávio Moscardi, é a primeira vez que o Brasil reúne no mesmo local sumidades internacionais da área. ''Isso é consequência da evolução científica e tecnológica que o País alcançou em pouco tempo. Há 40 anos, nossa produção de soja era insignificante e, atualmente, somos o segundo maior produtor do mundo e o primeiro em exportação'', justificou. Em 2003, a produção nacional foi de 52 milhões de toneladas que renderam US$ 8 bilhões em benefícios diretos. ''Quando levamos em conta a cadeia que envolve essa lavoura, o resultado pode ser multiplicado por cinco'', completou o pesquisador da Embrapa/Soja.
A programação inclui palestras, simpósios, workshops, mesas-redondas, sessões de pôsteres e apresentações orais de trabalhos inéditos no mundo. O calendário é comum aos três eventos e aberto a todos os participantes. Moscardi disse que os organizadores ficaram surpresos com o número de inscrições. De acordo com ele, há representantes de 47 países que aproveitarão a viagem para conhecer, por exemplo, as lavouras de Mato Grosso, Campo Mourão e Argentina e o Centro Nacional de Pesquisa da Soja instalado em Londrina.
Além de pesquisadores e técnicos, o megaevento receberá também produtores, empresários, que apresentarão novidades do setor. Durante a semana, eles discutirão, entre outros assuntos, a diversidade alimentar da soja, a polêmica transgenia e até mesmo sua utilização na fabricação de tintas. Para Moscardi, essa é uma oportunidade única para o intercâmbio de idéias e a formação de parcerias internacionais. ''Outra ocasião como essa no Brasil, só daqui a 15 anos, no mínimo'', supôs o engenheiro agronômo ao lembrar que encontros internacionais como esses só ocorrem a cada cinco anos e são disputados por países tradicionais no cultivo da soja.
As inscrições serão aceitas até a abertura do evento. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (45) 529-0123 ramal 933.

mockup